A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7859
Resumo: Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas didáticas a teorias de letramento crítico de Paulo Freire (1987), a de pedagogia crítica intercultural de Walsh (2005-2016) e as teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Barbara Carine (2019) e Carla Akotirene (2019). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver propostas didáticas fundamentadas em textos literários escritos por mulheres, abordando temas relevantes para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos. Esses temas incluem o combate ao racismo, ao machismo e à xenofobia, bem como à promoção dos direitos humanos. Os objetivos específicos compreendem a discussão sobre a importância do ensino voltado para uma educação antirracista e antimachista, proporcionando aos professores abordagens reflexivas e adaptadas à realidade escolar. O contexto deste estudo abrange o ensino de língua portuguesa como língua materna para brasileiros e língua de acolhimento para estudantes, na sua maioria hispano-falantes, predominantemente do primeiro ano do ensino médio em Foz do Iguaçu, uma cidade fronteiriça, em turmas heterogêneas. Para atingir esses objetivos foram utilizados textos literários escritos por mulheres latino-americanas, abordando questões como racismo, machismo e desigualdade social. A mediação de leitura literária foi apontada como a principal abordagem metodológica do material didático proposto, fundamentada pelos estudos de Hirschman (2011) e Farias (2022) e organizado em duas sequências didáticas fundamentadas teoricamente por Dolz e Schneuwly (2004). A abordagem proposta sugere uma prática de ensino alinhada aos desafios contemporâneos, reconhecendo a importância da educação crítica para a formação cidadã e a promoção da igualdade e da diversidade.
id UNIL_28dbff8a0f97798665415c4fb2db9ede
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7859
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.Literatura Feminina; Ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc; Educação Antirracista e AntimachistaEsta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas didáticas a teorias de letramento crítico de Paulo Freire (1987), a de pedagogia crítica intercultural de Walsh (2005-2016) e as teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Barbara Carine (2019) e Carla Akotirene (2019). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver propostas didáticas fundamentadas em textos literários escritos por mulheres, abordando temas relevantes para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos. Esses temas incluem o combate ao racismo, ao machismo e à xenofobia, bem como à promoção dos direitos humanos. Os objetivos específicos compreendem a discussão sobre a importância do ensino voltado para uma educação antirracista e antimachista, proporcionando aos professores abordagens reflexivas e adaptadas à realidade escolar. O contexto deste estudo abrange o ensino de língua portuguesa como língua materna para brasileiros e língua de acolhimento para estudantes, na sua maioria hispano-falantes, predominantemente do primeiro ano do ensino médio em Foz do Iguaçu, uma cidade fronteiriça, em turmas heterogêneas. Para atingir esses objetivos foram utilizados textos literários escritos por mulheres latino-americanas, abordando questões como racismo, machismo e desigualdade social. A mediação de leitura literária foi apontada como a principal abordagem metodológica do material didático proposto, fundamentada pelos estudos de Hirschman (2011) e Farias (2022) e organizado em duas sequências didáticas fundamentadas teoricamente por Dolz e Schneuwly (2004). A abordagem proposta sugere uma prática de ensino alinhada aos desafios contemporâneos, reconhecendo a importância da educação crítica para a formação cidadã e a promoção da igualdade e da diversidade.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliane dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7859Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
title A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
spellingShingle A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
Silva, Eliane da
Literatura Feminina; Ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc; Educação Antirracista e Antimachista
title_short A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
title_full A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
title_fullStr A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
title_full_unstemmed A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
title_sort A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
author Silva, Eliane da
author_facet Silva, Eliane da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Feminina; Ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc; Educação Antirracista e Antimachista
topic Literatura Feminina; Ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc; Educação Antirracista e Antimachista
description Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas didáticas a teorias de letramento crítico de Paulo Freire (1987), a de pedagogia crítica intercultural de Walsh (2005-2016) e as teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Barbara Carine (2019) e Carla Akotirene (2019). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver propostas didáticas fundamentadas em textos literários escritos por mulheres, abordando temas relevantes para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos. Esses temas incluem o combate ao racismo, ao machismo e à xenofobia, bem como à promoção dos direitos humanos. Os objetivos específicos compreendem a discussão sobre a importância do ensino voltado para uma educação antirracista e antimachista, proporcionando aos professores abordagens reflexivas e adaptadas à realidade escolar. O contexto deste estudo abrange o ensino de língua portuguesa como língua materna para brasileiros e língua de acolhimento para estudantes, na sua maioria hispano-falantes, predominantemente do primeiro ano do ensino médio em Foz do Iguaçu, uma cidade fronteiriça, em turmas heterogêneas. Para atingir esses objetivos foram utilizados textos literários escritos por mulheres latino-americanas, abordando questões como racismo, machismo e desigualdade social. A mediação de leitura literária foi apontada como a principal abordagem metodológica do material didático proposto, fundamentada pelos estudos de Hirschman (2011) e Farias (2022) e organizado em duas sequências didáticas fundamentadas teoricamente por Dolz e Schneuwly (2004). A abordagem proposta sugere uma prática de ensino alinhada aos desafios contemporâneos, reconhecendo a importância da educação crítica para a formação cidadã e a promoção da igualdade e da diversidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7859
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285246531272704