Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Flávia Maria
Publication Date: 2019
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNILA
Download full: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5849
Summary: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_2bb7d444332050e3c0b8eab9ba6bd29e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5849
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019Professores - FormaçãoEnsino Fundamental IProfessores de ensino fundamental - Foz do IguaçuÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEBTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho foi construído a partir da formação continuada de professores da rede municipal, pertencentes ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) de Foz do Iguaçu. O percurso do texto foi elaborado a partir da história do município, sua economia, a caracterização da educação básica na rede pública de educação tanto municipal, quanto estadual, o desempenho do Ensino Fundamental I no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, e, por fim a formação de professores e a parceria selada entre a universidade e o município. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o levantamento bibliográfico, a análise de dados coletados nas bases do INEP/MEC, o relato da experiência dos participantes do curso e as imagens registradas durante a realização do curso. A problematização sobre a formação continuada de professores, amparadas por legislações vigentes em âmbito nacional e municipal, em detrimento a política de avaliações de desempenho que são vinculadas a melhorias infraestruturais nas escolas.The present work was constructed from the continuing training of teachers from the municipal network, belonging to elementary school – Initial Years (1st to 5th year) of Foz do Iguaçu. The text path was elaborated from the history of the municipality, its economy, the characterization of basic education in the public education network both municipal and state, the performance of Elementary Education I in the Basic Education Development Index - IDEB, and, finally, the training of teachers and the partnership sealed between the university and the municipality. The methodology used in this research was the bibliographic survey, the analysis of data collected in the databases of INEP/MEC, the report of the experience of the course participants and the images recorded during the course. The problematization on the continued training of teachers, supported by legislation in force at the national and municipal levels, to the detriment of the policy of performance evaluations that are linked to improvements infrastructure in schools.Crocetti, Zeno SoaresGomes, Flávia Maria2019-12-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:18Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5849Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:18Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019

title Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
spellingShingle Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
Gomes, Flávia Maria
Professores - Formação
Ensino Fundamental I
Professores de ensino fundamental - Foz do Iguaçu
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB
title_short Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
title_full Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
title_fullStr Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
title_sort Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
author Gomes, Flávia Maria
author_facet Gomes, Flávia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crocetti, Zeno Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Flávia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino Fundamental I
Professores de ensino fundamental - Foz do Iguaçu
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB
topic Professores - Formação
Ensino Fundamental I
Professores de ensino fundamental - Foz do Iguaçu
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5849
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285251121938432