Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra).
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/552 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-americanos. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Marinho. Coorientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria. |
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Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra).Teatro de resistênciaTexto dramáticoDitaduraDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-americanos. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Marinho. Coorientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria.Entre os anos de 1960 e 1980, as ditaduras militares implantadas na América Latina suprimiram as liberdades individuais e instauraram um regime de exceção que muito afetou a produção cultural no continente. Em contrapartida, no teatro e na literatura, vários foram os autores e grupos teatrais que se dedicaram a escrever e levar às ruas e palcos ideias e questionamentos banidos dos meios de comunicação de massa, na educação escolar e universitária. A presente pesquisa é uma análise dos textos dramáticos Gota d’ água (Brasil, 1975, Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes) e Lo crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, de Marco Antonio de la Parra), e das condições contextuais de produção, ambos escritos e encenados durante o período ditatorial no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990). A pesquisa é de caráter bibliográfico, qualitativa e comparatista. Tem como um de seus principais objetivos compreender o processo de criação literária de Chico Buarque, Paulo Pontes e Marco Antonio de la Parra, na condição de intelectuais latino-americanos engajados. Portanto, busca-se identificar as motivações históricas, estéticas e ideológicas que orientaram a produção e a fortuna das peças em análise.Entre los años de 1960 y 1980, las Dictaduras Militares implantadas en la América Latina suprimirán las libertades individuales y establecieran un régimen de excepción que mucho afectó la producción cultural en el continente. En contrapartida, en el teatro y en la literatura, varios fueron los autores y grupos teatrales que se dedicaran a escribir y llevar a las calles y escenarios ideales y cuestionamientos banidos de los medios de comunicación de masa, de la educación escolar y universitaria. La presente pesquisa es una análisis de los textos dramáticos Gota d’ água (Brasil, 1975, Chico Buarque de Hollanda y Paulo Pontes) y Lo crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, de Marco Antonio de la Parra), y de las condiciones contextuales de producción, ambos escribidos y escenificados durante el periodo dictatorial en Brasil (1964-1985) y en Chile (1973-1990). La pesquisa es de carácter bibliográfico, cualitativa y comparatista. Tiene como uno de sus principales objetivos comprender el proceso de creación literaria de Chico Buarque, Paulo Pontes y Marco Antonio de la Parra, en la condición de intelectuales latino-americanos comprometidos. Por lo tanto, intenta identificar las motivaciones históricas, estéticas e ideológicas que orientaran la producción y la fortuna de las piezas en análisis.Marinho, MarceloZamperon, Simone2015info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfZAMPERON, Simone. Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra). 117 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), 2015.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:24Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/552Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:24Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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