Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6363 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural. |
id |
UNIL_304f4f2b281a806e07b96c6b97b1ec3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6363 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha AñeteteAvá-Guaranimediação culturaleducomunicaçãopedagogia da libertaçãodecolonialidade do ser, do saber e do sentirTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.Nosso projeto de pesquisa está vinculado intimamente a um projeto de extensão que procura construir uma mediação cultural junto com o povo Avá-Guarani para os demais povos indígenas e não-indígenas, de modo a colaborar, com estes últimos, para a descolonização de suas formas de ser, de saber e de sentir. Ainda, colaborar no protagonismo Avá-Guarani em meios e tecnologias audiovisuais e oportunizar a libertação de nossa aisthesis e aprendizado de sua cultura. A pesquisa-participante, que foi realizada junto às comunidades guarani das Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete de 2019 a 2021, teve como metodologia transdisciplinar os fundamentos da educomunicação e da práxis pedagógica de libertação, aliados à perspectiva decolonial, especialmente a estética decolonial e a estratégia de fotografia decolonial. Como resultados iniciamos a trilha arandu guataha, o caminho da sabedoria guarani, de modo a partilhá-la por meio do portal virtual Educom Guarani Avañe’e Myasãimbo’e.OrientaçãoLazzarini, Camila Cristina2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6363Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
title |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
spellingShingle |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete Lazzarini, Camila Cristina Avá-Guarani mediação cultural educomunicação pedagogia da libertação decolonialidade do ser, do saber e do sentir |
title_short |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
title_full |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
title_fullStr |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
title_full_unstemmed |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
title_sort |
Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete |
author |
Lazzarini, Camila Cristina |
author_facet |
Lazzarini, Camila Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarini, Camila Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avá-Guarani mediação cultural educomunicação pedagogia da libertação decolonialidade do ser, do saber e do sentir |
topic |
Avá-Guarani mediação cultural educomunicação pedagogia da libertação decolonialidade do ser, do saber e do sentir |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6363 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285254313803776 |