Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Carla Cristina Varela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5479
Resumo: Trabalho de conclusão de curso apresentado apresentado ao instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território – ILATIT. Como pré-requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Geografia. Professora Orientadora Dra. Léia Aparecida Veiga
id UNIL_3571d766d8b93ea51f593d91bd391145
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5479
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018Educação inclusivaUniversidades Públicas do ParanáGeografia (Licenciatura)Trabalho de conclusão de curso apresentado apresentado ao instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território – ILATIT. Como pré-requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Geografia. Professora Orientadora Dra. Léia Aparecida VeigaO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes no Projeto Pedagógico do Curso/PPC em vigor até o ano de 2018, nos cursos de formação de professores em Geografia, grau licenciatura ofertados nas universidades públicas do estado do Paraná. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os Projeto Pedagógico do Curso/PPC dos cursos nos campi da UEM, UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNESPAR, UNICENTRO, UNILA e UNIOESTE, nos quais estão em funcionamento o curso de geografia, licenciatura. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a Lei de inclusão brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas fontes secundárias (documentos institucionais como o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Geografia, grade curricular e o componentes) e discutidas a luz de referencial teórico acerca do Currículo, Educação Inclusiva e da Formação Inicial de Professores, temáticas essas abordadas por Aranha (2005); Batalha (2009); Jesus (2012); Mendes (2006); Michels (2006,); Mazzotta (1995); Naujarks (2002); Santana (2016). Também foram utilizadas fontes primárias, com informações levantadas através da aplicação de um questionário on line, tendo como público alvo, os professores formados nas universidades pesquisadas. Verificou-se que a maioria das universidades no tocante a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois, na maioria delas a única disciplina com cunho inclusivo é a de LIBRAS dada a obrigatoriedade prevista em lei. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva reflete no cotidiano dos professores no exercício da docência, que sentem-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades que estão inclusos no ensino regular, o que tem resultado em stress no professor e na exclusão pedagógica dos alunos.El presente trabajo de finalización de curso trata de un análisis sobre los componentes curriculares presentes en el Proyecto pedagógico del Curso/PPC en vigor hasta el año 2018, en los cursos de formación de profesores en Geografía, grado universitario ofrecido en las universidades públicas del estado de Paraná. Se delimitó como lócus de la investigación, por lo tanto, los campus de la UEM, UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNESPAR, UNICENTRO, UNILA y UNIOESTE, en los que están en funcionamiento el curso destacado. El objetivo central es identificar si los cursos ofrecidos por estas universidades, contemplan lo que estipula la Ley de inclusión brasileña, en lo que se refiere a la disponibilidad de disciplinas, han colaborado en la formación de profesores aptos para enseñar en un entorno inclusivo. En cuanto a los procedimientos metodológicos, se utilizaron fuentes secundarias (documentos institucionales como el Proyecto pedagógico del Curso Superior de Profesorado en Geografía, grade curricular y los componentes), la luz de referencia teórica sobre el Currículo, Educación inclusiva y la Formación Inicial de Profesores, temáticas esas abordada por ARAÑA (2005); BATALLA (2009); JESUS (2012); MENDES (2006); MICHELS (2006,); MAZZOTTA (UNAS); 1995; SANTANA (2016). También se utilizaron fuentes primarias, datos adquiridos a través de una investigación, teniendo como público objetivo, los profesores formados en las universidades investigadas. Se ha comprobado que la mayoría de las universidades tienen un desfase muy grande en el enfoque de la educación inclusiva, pues en la mayoría de ellas la única disciplina con carácter inclusivo es la de LIBRAS como lo exige la ley . Se concluye que ese desfase es sentido por los profesores hoy en el ejercicio de la docencia, formados en estas universidades, que, como ha demostrado la investigación, no se sienten preparados para trabajar con los alumnos con discapacidad, trastornos globales del desarrollo o altas habilidades que están incluidos en la enseñanza regular, lo que genera estrés en el profesor y la exclusión de los alumnosVeiga, Léia AparecidaAraujo, Carla Cristina Varela2019-12-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfARAUJO, Carla Cristina Varela. Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – UNILA - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:23Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5479Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:23Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
title Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
spellingShingle Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
Araujo, Carla Cristina Varela
Educação inclusiva
Universidades Públicas do Paraná
Geografia (Licenciatura)
title_short Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
title_full Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
title_fullStr Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
title_full_unstemmed Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
title_sort Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
author Araujo, Carla Cristina Varela
author_facet Araujo, Carla Cristina Varela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Léia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Carla Cristina Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Universidades Públicas do Paraná
Geografia (Licenciatura)
topic Educação inclusiva
Universidades Públicas do Paraná
Geografia (Licenciatura)
description Trabalho de conclusão de curso apresentado apresentado ao instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território – ILATIT. Como pré-requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Geografia. Professora Orientadora Dra. Léia Aparecida Veiga
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Carla Cristina Varela. Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – UNILA - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5479
identifier_str_mv ARAUJO, Carla Cristina Varela. Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – UNILA - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285261507035136