A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosana Kranz, Cláudia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cinésio Gomes, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303
Resumo: Este artigo aborda pesquisa cujo objetivo foi investigar e analisar a perspectiva inclusiva na formação docente em Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, realizamos um levantamento dos cursos por elas oferecidos e de seus Projetos Pedagógicos (PPC) e/ou matrizes curriculares para, após, analisarmos se e de que forma a Educação Especial/Inclusiva é pautada em seus objetivos, nos perfis dos egressos e nas ementas/objetivos dos componentes curriculares ofertados. Concluímos que os PPC não contemplam, na grande maioria, objetivos e/ou perfis de egressos que remetem à atuação docente em classes inclusivas; que a disciplina obrigatória mais predominante, com essa perspectiva – e na maioria dos casos, a única - na formação inicial de professores de Matemática no nordeste do Brasil é a de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que em poucos cursos são oferecidas outras disciplinas obrigatórias ou optativas nessa área. Assim, temos um longo caminho a percorrer para que os professores de Matemática sejam formados, em nível de Licenciatura, para sua docência junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.  
id UFPA-6_438baba487072479521cd5ba2dcfee32
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/303
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICAEducação MatemáticaEducação inclusivaLicenciatura em MatemáticaEste artigo aborda pesquisa cujo objetivo foi investigar e analisar a perspectiva inclusiva na formação docente em Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, realizamos um levantamento dos cursos por elas oferecidos e de seus Projetos Pedagógicos (PPC) e/ou matrizes curriculares para, após, analisarmos se e de que forma a Educação Especial/Inclusiva é pautada em seus objetivos, nos perfis dos egressos e nas ementas/objetivos dos componentes curriculares ofertados. Concluímos que os PPC não contemplam, na grande maioria, objetivos e/ou perfis de egressos que remetem à atuação docente em classes inclusivas; que a disciplina obrigatória mais predominante, com essa perspectiva – e na maioria dos casos, a única - na formação inicial de professores de Matemática no nordeste do Brasil é a de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que em poucos cursos são oferecidas outras disciplinas obrigatórias ou optativas nessa área. Assim, temos um longo caminho a percorrer para que os professores de Matemática sejam formados, em nível de Licenciatura, para sua docência junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303/303Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosana Kranz, CláudiaCinésio Gomes, Leonardo2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/303Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Rosana Kranz, Cláudia
Educação Matemática
Educação inclusiva
Licenciatura em Matemática
title_short A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_sort A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
author Rosana Kranz, Cláudia
author_facet Rosana Kranz, Cláudia
Cinésio Gomes, Leonardo
author_role author
author2 Cinésio Gomes, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosana Kranz, Cláudia
Cinésio Gomes, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação inclusiva
Licenciatura em Matemática
topic Educação Matemática
Educação inclusiva
Licenciatura em Matemática
description Este artigo aborda pesquisa cujo objetivo foi investigar e analisar a perspectiva inclusiva na formação docente em Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, realizamos um levantamento dos cursos por elas oferecidos e de seus Projetos Pedagógicos (PPC) e/ou matrizes curriculares para, após, analisarmos se e de que forma a Educação Especial/Inclusiva é pautada em seus objetivos, nos perfis dos egressos e nas ementas/objetivos dos componentes curriculares ofertados. Concluímos que os PPC não contemplam, na grande maioria, objetivos e/ou perfis de egressos que remetem à atuação docente em classes inclusivas; que a disciplina obrigatória mais predominante, com essa perspectiva – e na maioria dos casos, a única - na formação inicial de professores de Matemática no nordeste do Brasil é a de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que em poucos cursos são oferecidas outras disciplinas obrigatórias ou optativas nessa área. Assim, temos um longo caminho a percorrer para que os professores de Matemática sejam formados, em nível de Licenciatura, para sua docência junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303/303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004091686912