Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6724 |
Resumo: | Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge, liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História. |
id |
UNIL_3c9576ee51ee3ef19a0e03e872d59400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6724 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky CotardRevolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo.Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge, liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História.OrientaçãoStaudt, Taíse2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6724Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
title |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
spellingShingle |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard Staudt, Taíse Revolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo. |
title_short |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
title_full |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
title_fullStr |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
title_full_unstemmed |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
title_sort |
Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard |
author |
Staudt, Taíse |
author_facet |
Staudt, Taíse |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Staudt, Taíse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo. |
topic |
Revolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo. |
description |
Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge, liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6724 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285262923661312 |