Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daher, Del Carmen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_3ec00af1364711709f455c40ddc11ad7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2188
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticasDiretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEBPolíticas educacionais linguísticasIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem mudanças para a Educação Básica do Brasil e traçam um projeto nacional de educação escolar que tem como eixo uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre os entes federados. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFIC) e a Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, determinam a reforma dos cursos de licenciatura e nele referem a BNCC, documento com o qual deverá articularse na nova configuração dos cursos de formação docente, tendo em vista a instituição de um Sistema Nacional de Educação (SNE). Em meio a diversas polêmicas sobre essas mudanças, tornase fundamental refletir sobre aspectos teóricos, políticos e éticos intrínsecos ao trabalho do professor e muito pouco abordados e valorizados no/pelo meio acadêmico. O objetivo da comunicação é: (a) trazer à discussão uma compreensão sobre o trabalho docente para além do clássico entendimento de um ensino de língua restrito ao espaço da sala de aula; (b) refletir sobre o trabalho do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas públicas, neste caso, relativas ao componente língua estrangeira moderna – Espanhol; (c) ressaltar a necessidade de assunção como linguista aplicado de seu papel acadêmicosocial, com vistas a superar o lugar que vem sendo conferido a esse profissional dentro e fora do espaço escolar (ROCHA; DAHER, 2015)UNILA­-UNIOESTE2017-08-11T17:14:00Z2017-08-11T17:14:00Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188porDaher, Del Carmeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2188Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
title Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
spellingShingle Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
Daher, Del Carmen
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB
Políticas educacionais linguísticas
title_short Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
title_full Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
title_fullStr Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
title_full_unstemmed Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
title_sort Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
author Daher, Del Carmen
author_facet Daher, Del Carmen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daher, Del Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB
Políticas educacionais linguísticas
topic Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB
Políticas educacionais linguísticas
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2017-08-11T17:14:00Z
2017-08-11T17:14:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161882072940544