Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_3ec00af1364711709f455c40ddc11ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2188 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticasDiretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEBPolíticas educacionais linguísticasIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem mudanças para a Educação Básica do Brasil e traçam um projeto nacional de educação escolar que tem como eixo uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre os entes federados. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFIC) e a Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, determinam a reforma dos cursos de licenciatura e nele referem a BNCC, documento com o qual deverá articularse na nova configuração dos cursos de formação docente, tendo em vista a instituição de um Sistema Nacional de Educação (SNE). Em meio a diversas polêmicas sobre essas mudanças, tornase fundamental refletir sobre aspectos teóricos, políticos e éticos intrínsecos ao trabalho do professor e muito pouco abordados e valorizados no/pelo meio acadêmico. O objetivo da comunicação é: (a) trazer à discussão uma compreensão sobre o trabalho docente para além do clássico entendimento de um ensino de língua restrito ao espaço da sala de aula; (b) refletir sobre o trabalho do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas públicas, neste caso, relativas ao componente língua estrangeira moderna – Espanhol; (c) ressaltar a necessidade de assunção como linguista aplicado de seu papel acadêmicosocial, com vistas a superar o lugar que vem sendo conferido a esse profissional dentro e fora do espaço escolar (ROCHA; DAHER, 2015)UNILA-UNIOESTE2017-08-11T17:14:00Z2017-08-11T17:14:00Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188porDaher, Del Carmeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2188Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
title |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
spellingShingle |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas Daher, Del Carmen Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB Políticas educacionais linguísticas |
title_short |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
title_full |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
title_fullStr |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
title_full_unstemmed |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
title_sort |
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas |
author |
Daher, Del Carmen |
author_facet |
Daher, Del Carmen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daher, Del Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB Políticas educacionais linguísticas |
topic |
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB Políticas educacionais linguísticas |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2017-08-11T17:14:00Z 2017-08-11T17:14:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161882072940544 |