Educação com qualidade: um debate para além de atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabral, Vivian de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988
Resumo: Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade.
id CNTE-1_4733d1a9974c015e8ec43e5a45bb22fb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/988
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Educação com qualidade: um debate para além de atualEducação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/98810.22420/rde.v13i25.988Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 109-1222238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, EminaCabral, Vivian de Lima2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/988Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.026264Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação com qualidade: um debate para além de atual
title Educação com qualidade: um debate para além de atual
spellingShingle Educação com qualidade: um debate para além de atual
Santos, Emina
Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.
title_short Educação com qualidade: um debate para além de atual
title_full Educação com qualidade: um debate para além de atual
title_fullStr Educação com qualidade: um debate para além de atual
title_full_unstemmed Educação com qualidade: um debate para além de atual
title_sort Educação com qualidade: um debate para além de atual
author Santos, Emina
author_facet Santos, Emina
Cabral, Vivian de Lima
author_role author
author2 Cabral, Vivian de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emina
Cabral, Vivian de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.
topic Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.
description Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988
10.22420/rde.v13i25.988
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/988/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 109-122
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342657851392