Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrera Collar, Derlis Albino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Benito, Gladys Amélia Velez, Sibim, Alessandra Cristiane
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051
Resumo: Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06
id UNIL_3f47aef188d0390332336809cdb27d7e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1051
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Ensino superiorSaúde escolarAmérica LatinaDivesidade culturalUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06Segundo o Whoqol Group, 1994 a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos alunos do Instituto Latino Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) especificamente matriculados no período 2013. Conhecendo a população de estudo calculamos o tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Sorteou-se aleatoriamente os alunos vinculados ao ILAESP e aplicou-se um questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados, o mesmo ainda permitiu traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas assegurando a confidencialidade de todas as informações. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Concluímos que os mais satisfeitos com a qualidade de vida são os colombianos, seguidos dos chilenos e argentinos. Os venezuelanos apontaram ter a menor média de qualidade de vida. Avaliamos também que paraguaios possuem altos níveis de satisfação na realização de tarefas, argentinos estão satisfeitos com seu sono e insatisfeitos com sua capacidade de locomoção. Equatorianos, salvadorenhos e peruanos estão satisfeitos com suas capacidades de locomoção, mas insatisfeitos com o sono e energia no dia a dia. Venezuelanos, bolivianos, brasileiros e colombianos são os que mais necessitam de tratamento médico, o que influência negativamente no desempenho das atividades do dia a dia e trabalho. Chilenos, brasileiros, colombianos e venezuelanos estão satisfeitos com a vida em termos de significado. Uruguaios, equatorianos, salvadorenhos, paraguaios e especialmente bolivianos possuem as maiores auto-estimas. Argentinos e chilenos aproveitam a vida e possuem elevada auto-estima. Peruanos, equatorianos, brasileiros e colombianos estão satisfeitos com o apoio que recebem dos amigos e com exceção dos colombianos, apresentam menores satisfações com suas vidas sexuais. Uruguaios, venezuelanos e principalmente bolivianos apresentam as menores satisfações em suas relações pessoas com amigos e familiares. Paraguaios e salvadorenhos apresentam as maiores satisfações com suas vidas sexuais. Com esta pesquisa pode-se concluir que existe uma necessidade de se estudar em maior profundidade cada uma das concepções do que defina a qualidade de vida para os estudantes, abrindo-se temas de debate que serão fundamentais para toda comunidades acadêmica, contribuindo para o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos discentes, apontando as limitações físicas, psicológicas, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e a espiritualidade. Agradecemos ao Probic da Unila pela bolsa de iniciação científica concedidaBolsista Probic; Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2014-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabrera Collar, Derlis AlbinoBenito, Gladys Amélia VelezSibim, Alessandra Cristianereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:38:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1051Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:38:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
spellingShingle Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Cabrera Collar, Derlis Albino
Ensino superior
Saúde escolar
América Latina
Divesidade cultural
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_short Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_fullStr Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full_unstemmed Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_sort Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
author Cabrera Collar, Derlis Albino
author_facet Cabrera Collar, Derlis Albino
Benito, Gladys Amélia Velez
Sibim, Alessandra Cristiane
author_role author
author2 Benito, Gladys Amélia Velez
Sibim, Alessandra Cristiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrera Collar, Derlis Albino
Benito, Gladys Amélia Velez
Sibim, Alessandra Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Saúde escolar
América Latina
Divesidade cultural
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
topic Ensino superior
Saúde escolar
América Latina
Divesidade cultural
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
description Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285240667635712