Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051 |
Resumo: | Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06 |
id |
UNIL_3f47aef188d0390332336809cdb27d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1051 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Ensino superiorSaúde escolarAmérica LatinaDivesidade culturalUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06Segundo o Whoqol Group, 1994 a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos alunos do Instituto Latino Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) especificamente matriculados no período 2013. Conhecendo a população de estudo calculamos o tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Sorteou-se aleatoriamente os alunos vinculados ao ILAESP e aplicou-se um questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados, o mesmo ainda permitiu traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas assegurando a confidencialidade de todas as informações. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Concluímos que os mais satisfeitos com a qualidade de vida são os colombianos, seguidos dos chilenos e argentinos. Os venezuelanos apontaram ter a menor média de qualidade de vida. Avaliamos também que paraguaios possuem altos níveis de satisfação na realização de tarefas, argentinos estão satisfeitos com seu sono e insatisfeitos com sua capacidade de locomoção. Equatorianos, salvadorenhos e peruanos estão satisfeitos com suas capacidades de locomoção, mas insatisfeitos com o sono e energia no dia a dia. Venezuelanos, bolivianos, brasileiros e colombianos são os que mais necessitam de tratamento médico, o que influência negativamente no desempenho das atividades do dia a dia e trabalho. Chilenos, brasileiros, colombianos e venezuelanos estão satisfeitos com a vida em termos de significado. Uruguaios, equatorianos, salvadorenhos, paraguaios e especialmente bolivianos possuem as maiores auto-estimas. Argentinos e chilenos aproveitam a vida e possuem elevada auto-estima. Peruanos, equatorianos, brasileiros e colombianos estão satisfeitos com o apoio que recebem dos amigos e com exceção dos colombianos, apresentam menores satisfações com suas vidas sexuais. Uruguaios, venezuelanos e principalmente bolivianos apresentam as menores satisfações em suas relações pessoas com amigos e familiares. Paraguaios e salvadorenhos apresentam as maiores satisfações com suas vidas sexuais. Com esta pesquisa pode-se concluir que existe uma necessidade de se estudar em maior profundidade cada uma das concepções do que defina a qualidade de vida para os estudantes, abrindo-se temas de debate que serão fundamentais para toda comunidades acadêmica, contribuindo para o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos discentes, apontando as limitações físicas, psicológicas, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e a espiritualidade. Agradecemos ao Probic da Unila pela bolsa de iniciação científica concedidaBolsista Probic; Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2014-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabrera Collar, Derlis AlbinoBenito, Gladys Amélia VelezSibim, Alessandra Cristianereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:38:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1051Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:38:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
spellingShingle |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Cabrera Collar, Derlis Albino Ensino superior Saúde escolar América Latina Divesidade cultural Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_short |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_full |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_fullStr |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_sort |
Qualidade de vida dos discentes do ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
author |
Cabrera Collar, Derlis Albino |
author_facet |
Cabrera Collar, Derlis Albino Benito, Gladys Amélia Velez Sibim, Alessandra Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Benito, Gladys Amélia Velez Sibim, Alessandra Cristiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrera Collar, Derlis Albino Benito, Gladys Amélia Velez Sibim, Alessandra Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Saúde escolar América Latina Divesidade cultural Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
topic |
Ensino superior Saúde escolar América Latina Divesidade cultural Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
description |
Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Saúde Coletiva e Biologia I - 07/11/14 – 08h30 às 11h10 - Unila-PTI – Bloco 03 – Espaço Mercosul – Sala 06 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285240667635712 |