Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogo, Danilo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5031
Resumo: Bastante representativa do cancioneiro brasileiro a canção “Luar do Sertão” gera discussões em torno de sua autoria. Não sendo meu objetivo tratar com profundidade dessa questão, analisarei aqui a segunda peça de uma suíte para violão solo chamada “Quadra” - composta de temas populares. A peça apresenta uma releitura da canção original à partir da ótica da harmonia do século XX. Textos de Persichetti, Hindemith e Brindle serão usados como fundamentação teórica para a análise harmônica da peça. Pretende-se, dessa forma, mostrar como uma melodia tonal pode dialogar com outras formas de organização das alturas.
id UNIL_40d7fc6cbf08721e32477e44619002b8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5031
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.Harmonia (música)Arranjo (música)Releitura e análise (música)Canção popularBastante representativa do cancioneiro brasileiro a canção “Luar do Sertão” gera discussões em torno de sua autoria. Não sendo meu objetivo tratar com profundidade dessa questão, analisarei aqui a segunda peça de uma suíte para violão solo chamada “Quadra” - composta de temas populares. A peça apresenta uma releitura da canção original à partir da ótica da harmonia do século XX. Textos de Persichetti, Hindemith e Brindle serão usados como fundamentação teórica para a análise harmônica da peça. Pretende-se, dessa forma, mostrar como uma melodia tonal pode dialogar com outras formas de organização das alturas.Marcelo Villena2019-06-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBogo, Daniloreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:32:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5031Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:32:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
title Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
spellingShingle Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
Bogo, Danilo
Harmonia (música)
Arranjo (música)
Releitura e análise (música)
Canção popular
title_short Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
title_full Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
title_fullStr Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
title_full_unstemmed Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
title_sort Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX.
author Bogo, Danilo
author_facet Bogo, Danilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogo, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Harmonia (música)
Arranjo (música)
Releitura e análise (música)
Canção popular
topic Harmonia (música)
Arranjo (música)
Releitura e análise (música)
Canção popular
description Bastante representativa do cancioneiro brasileiro a canção “Luar do Sertão” gera discussões em torno de sua autoria. Não sendo meu objetivo tratar com profundidade dessa questão, analisarei aqui a segunda peça de uma suíte para violão solo chamada “Quadra” - composta de temas populares. A peça apresenta uma releitura da canção original à partir da ótica da harmonia do século XX. Textos de Persichetti, Hindemith e Brindle serão usados como fundamentação teórica para a análise harmônica da peça. Pretende-se, dessa forma, mostrar como uma melodia tonal pode dialogar com outras formas de organização das alturas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5031
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Marcelo Villena
publisher.none.fl_str_mv Marcelo Villena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285256362721280