Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2210
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_429d2e67b2e3147c48201dd46fd7b602
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2210
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticasIdeologias linguísticasRede Municipal de Educação de NiteróiIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Neste trabalho, pretendemos apresentar os fundamentos das chamadas “representações linguísticas”, também denominadas ideologias linguísticas por alguns pesquisadores da área, com o objetivo de perceber como diferentes representações da língua espanhola podem trazer consequências diversas às práticas docentes deste idioma. Quando falamos sobre representações linguísticas, nos referimos às ideias, crenças e posições ideológicas que os falantes possuem a respeito de uma língua (CALVET, 2004) e, neste sentido, tentaremos confirmar se tais idealizações são influenciadas não só pelas políticas linguísticas de promoção e expansão de um determinado idioma, neste caso, o espanhol, mas também pelo conjunto de experiências (formação, valores familiares, fatores culturais e econômicos) que compõem a trajetória individual do professor, isto é, seu capital cultural (BOURDIEU, 1998). Considerando o fato de que a representação linguística é um tipo de representação social, será relevante discorrer, também, sobre este último conceito. O presente artigo faz parte de uma investigação de doutorado iniciada no ano corrente, na qual se pretende analisar as questões levantadas através de pesquisa feita com professores de espanhol da Rede Municipal de Educação de Niterói.UNILA­-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Flavia Coutinho Ferreirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2210Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
title Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
spellingShingle Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
Ideologias linguísticas
Rede Municipal de Educação de Niterói
title_short Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
title_full Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
title_fullStr Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
title_full_unstemmed Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
title_sort Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
author Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
author_facet Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologias linguísticas
Rede Municipal de Educação de Niterói
topic Ideologias linguísticas
Rede Municipal de Educação de Niterói
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2210
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264890789889