Geotecnologias como recurso didático na Educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirolini, Angélica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Rosane Vieira da, Fonseca, Elisandra Hernandes da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e Produção
id UNIL_493dc698468b5ed80e0eda606e227a7a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3878
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Geotecnologias como recurso didático na Educação básicaGeotecnologiasEducação básicaExtensão universitáriaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e ProduçãoCom o crescente acesso aos meios digitais os alunos esperam aulas mais dinâmicas e interativas, fazendo que os professores busquem aperfeiçoamento. Por outro lado, os mapas, muitas vezes, não representam o espaço de vivência e a realidade do aluno, assim este projeto objetiva criar um ambiente de aprendizado onde o aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se ativo no processo de aprendizagem, sendo responsável por mapear locais do cotidiano, aplicando conceitos de geografia e cartografia, desenvolvendo conhecimento, percepção e senso de localização para, posteriormente, ampliar essas informações para qualquer tipo de mapa. Este processo se faz através de oficinas promovidas pelo projeto em escolas públicas de educação básica, utilizando ferramentas do Geoprocessamento, como aparelhos receptores de sinal GPS, bússola, softwares como WEBSIG, Google Earth para elaborar mapas de escolas ou comunidades. Durante as atividades os alunos coletam pontos de interesse e, utilizando softwares, desenvolvem e manipulam os mapas, aplicando conceitos de geografia e localização. Estes mapas são usados interdisciplinarmente com a Matemática, onde são estudados conceitos de áreas, trigonometria, polígonos, escalas e projeções espaciais. Os conhecimentos em Geografia e Matemática são aferidos através de testes, antes e depois das oficinas. Comparando resultados, percebe-se que os alunos tem uma significativa melhora na compreensão dos mapas, desenvolvendo interesse pela Geografia, e na Matemática, apresentam maior facilidade no cálculo de áreas, comprimentos, projeções espaciais e escalas. Esse processo deve ser contínuo, atingindo toda a educação pública básica, pois os professores recebem um material didático com propostas de atividades práticas e interdisciplinares relacionadas com as GeotecnologiasProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCirolini, AngélicaSilva, Rosane Vieira daFonseca, Elisandra Hernandes dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:49:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3878Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:49:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
title Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
spellingShingle Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
Cirolini, Angélica
Geotecnologias
Educação básica
Extensão universitária
title_short Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
title_full Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
title_fullStr Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
title_full_unstemmed Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
title_sort Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
author Cirolini, Angélica
author_facet Cirolini, Angélica
Silva, Rosane Vieira da
Fonseca, Elisandra Hernandes da
author_role author
author2 Silva, Rosane Vieira da
Fonseca, Elisandra Hernandes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirolini, Angélica
Silva, Rosane Vieira da
Fonseca, Elisandra Hernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologias
Educação básica
Extensão universitária
topic Geotecnologias
Educação básica
Extensão universitária
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e Produção
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249379205120