Geotecnologias como recurso didático na Educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e Produção |
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Geotecnologias como recurso didático na Educação básicaGeotecnologiasEducação básicaExtensão universitáriaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e ProduçãoCom o crescente acesso aos meios digitais os alunos esperam aulas mais dinâmicas e interativas, fazendo que os professores busquem aperfeiçoamento. Por outro lado, os mapas, muitas vezes, não representam o espaço de vivência e a realidade do aluno, assim este projeto objetiva criar um ambiente de aprendizado onde o aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se ativo no processo de aprendizagem, sendo responsável por mapear locais do cotidiano, aplicando conceitos de geografia e cartografia, desenvolvendo conhecimento, percepção e senso de localização para, posteriormente, ampliar essas informações para qualquer tipo de mapa. Este processo se faz através de oficinas promovidas pelo projeto em escolas públicas de educação básica, utilizando ferramentas do Geoprocessamento, como aparelhos receptores de sinal GPS, bússola, softwares como WEBSIG, Google Earth para elaborar mapas de escolas ou comunidades. Durante as atividades os alunos coletam pontos de interesse e, utilizando softwares, desenvolvem e manipulam os mapas, aplicando conceitos de geografia e localização. Estes mapas são usados interdisciplinarmente com a Matemática, onde são estudados conceitos de áreas, trigonometria, polígonos, escalas e projeções espaciais. Os conhecimentos em Geografia e Matemática são aferidos através de testes, antes e depois das oficinas. Comparando resultados, percebe-se que os alunos tem uma significativa melhora na compreensão dos mapas, desenvolvendo interesse pela Geografia, e na Matemática, apresentam maior facilidade no cálculo de áreas, comprimentos, projeções espaciais e escalas. Esse processo deve ser contínuo, atingindo toda a educação pública básica, pois os professores recebem um material didático com propostas de atividades práticas e interdisciplinares relacionadas com as GeotecnologiasProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCirolini, AngélicaSilva, Rosane Vieira daFonseca, Elisandra Hernandes dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:49:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3878Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:49:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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