Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_4989be186ade19c7505c89c01e26c3cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2451 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária DialógicaTertúlia Literária Dialógica - TLDEnsino de espanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade pedagógica e cultural que há mais de 30 anos demonstra sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da solidariedade e da leitura crítica entre seus participantes, por meio da aprendizagem dialógica (FLECHA, 1997). Considerando os princípios da TLD, e seu sucesso no ensino da língua materna, surgiu a ideia de implantála no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade da TLD como alternativa prática para o professor de línguas estrangeiras acolher e problematizar, a existência de identidades múltiplas, fragmentadas e contraditórias em sala de aula e investigar como essa atividade promove a negociação de identidades, de forma a entender o envolvimento dos aprendizes na línguaalvo, sem deixar de lado uma visão crítica de mundo. A pesquisa se deu em uma turma de espanhol avançado em um campus do IFB, na qual as aulas foram divididas em 2 horas de aula e 2 horas de tertúlia. No início do semestre os alunos receberam uma lista de livros em espanhol e um deles foi escolhido para leitura (Cien años de soledad – Gabriel García Marquez), através da votação. A cada encontro, a professora gravou em áudio a tertúlia, e ao final foram feitas entrevistas com os alunos, uma em duplas e outra com todos reunidos. A análise dos registros sugere que os alunos se engajaram mais com práticas da línguaalvo e ganharam oportunidades de reflexão crítica sobre questões da vida socialUNILA-UNIOESTEUNILA2017-09-20T15:04:12Z2017-09-20T15:04:12Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451porMagalhães, Suellen Mayarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2451Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
title |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
spellingShingle |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica Magalhães, Suellen Mayara Tertúlia Literária Dialógica - TLD Ensino de espanhol |
title_short |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
title_full |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
title_fullStr |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
title_full_unstemmed |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
title_sort |
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica |
author |
Magalhães, Suellen Mayara |
author_facet |
Magalhães, Suellen Mayara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Suellen Mayara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tertúlia Literária Dialógica - TLD Ensino de espanhol |
topic |
Tertúlia Literária Dialógica - TLD Ensino de espanhol |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2017-09-20T15:04:12Z 2017-09-20T15:04:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161904802922496 |