Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Suellen Mayara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_4989be186ade19c7505c89c01e26c3cf
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2451
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária DialógicaTertúlia Literária Dialógica - TLDEnsino de espanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade pedagógica e cultural que há mais de 30 anos demonstra sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da solidariedade e da leitura crítica entre seus participantes, por meio da aprendizagem dialógica (FLECHA, 1997). Considerando os princípios da TLD, e seu sucesso no ensino da língua materna, surgiu a ideia de implantála no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade da TLD como alternativa prática para o professor de línguas estrangeiras acolher e problematizar, a existência de identidades múltiplas, fragmentadas e contraditórias em sala de aula e investigar como essa atividade promove a negociação de identidades, de forma a entender o envolvimento dos aprendizes na línguaalvo, sem deixar de lado uma visão crítica de mundo. A pesquisa se deu em uma turma de espanhol avançado em um campus do IFB, na qual as aulas foram divididas em 2 horas de aula e 2 horas de tertúlia. No início do semestre os alunos receberam uma lista de livros em espanhol e um deles foi escolhido para leitura (Cien años de soledad – Gabriel García Marquez), através da votação. A cada encontro, a professora gravou em áudio a tertúlia, e ao final foram feitas entrevistas com os alunos, uma em duplas e outra com todos reunidos. A análise dos registros sugere que os alunos se engajaram mais com práticas da línguaalvo e ganharam oportunidades de reflexão crítica sobre questões da vida socialUNILA­-UNIOESTEUNILA2017-09-20T15:04:12Z2017-09-20T15:04:12Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451porMagalhães, Suellen Mayarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2451Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
title Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
spellingShingle Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
Magalhães, Suellen Mayara
Tertúlia Literária Dialógica - TLD
Ensino de espanhol
title_short Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
title_full Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
title_fullStr Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
title_full_unstemmed Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
title_sort Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
author Magalhães, Suellen Mayara
author_facet Magalhães, Suellen Mayara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Suellen Mayara
dc.subject.por.fl_str_mv Tertúlia Literária Dialógica - TLD
Ensino de espanhol
topic Tertúlia Literária Dialógica - TLD
Ensino de espanhol
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2017-09-20T15:04:12Z
2017-09-20T15:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161904802922496