Olhos atentos para o sistema solar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stadler, Silmara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Radetzki, Silvane Paulina Arenhartt
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5007
Resumo: O mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e Lua
id UNIL_539ff37e633791ea5565df074cae9cdd
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5007
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Olhos atentos para o sistema solarAtas do SERIAAstronomiaSistema solarEnsino Fundamental - alunosO mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e Lua2018-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessStadler, SilmaraRadetzki, Silvane Paulina Arenharttreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5007Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhos atentos para o sistema solar
title Olhos atentos para o sistema solar
spellingShingle Olhos atentos para o sistema solar
Stadler, Silmara
Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
Ensino Fundamental - alunos
title_short Olhos atentos para o sistema solar
title_full Olhos atentos para o sistema solar
title_fullStr Olhos atentos para o sistema solar
title_full_unstemmed Olhos atentos para o sistema solar
title_sort Olhos atentos para o sistema solar
author Stadler, Silmara
author_facet Stadler, Silmara
Radetzki, Silvane Paulina Arenhartt
author_role author
author2 Radetzki, Silvane Paulina Arenhartt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stadler, Silmara
Radetzki, Silvane Paulina Arenhartt
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
Ensino Fundamental - alunos
topic Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
Ensino Fundamental - alunos
description O mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e Lua
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISSN: 2357-8351
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5007
identifier_str_mv ISSN: 2357-8351
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285247235915776