Movimentos do Planeta Terra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026 |
Resumo: | A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017) |
id |
UNIL_85c9e88d96cd18297fce8c943e234f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Silva, Creusa de Fátima Gomes daSilva, Gleice Francisca Pereira da2019-06-07T13:32:51Z2019-06-07T13:32:51Z2018-08ISSN: 2357-8351http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)Submitted by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2019-06-07T13:32:51Z No. of bitstreams: 1 SERIA_84-88.pdf: 79833 bytes, checksum: 73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T13:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERIA_84-88.pdf: 79833 bytes, checksum: 73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79 (MD5) Previous issue date: 2018-08porAtas do SERIAAstronomiaSistema solarMovimentos do Planeta Terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Evento.pngCapa Evento.pngimage/png372638http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/3/Capa+Evento.pngac8696970f11c138799dd36878822776MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8278http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/2/license.txt3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379MD52ORIGINALSERIA_84-88.pdfSERIA_84-88.pdftrabalho publicado em eventoapplication/pdf79833http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/1/SERIA_84-88.pdf73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79MD51123456789/50262019-06-07 10:53:32.631oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026PHA+VG9kb3Mgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBkZXNzYSBjb2xlw6fDo28gcG9kZW0gc2VyIGFjZXNzYWRvcywgcG9yw6ltLCBtYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBkb3MgYXV0b3JlcyBwZWxhIGNpdGHDp8OjbyBkYSBvcmlnZW0uPC9wPg0KPGRkPjxzcGFuIHN0eWxlPSJmb250LXNpemU6MTZweDsiPjxhIGhyZWY9Imh0dHBzOi8vY3JlYXRpdmVjb21tb25zLm9yZy9saWNlbnNlcy9ieS8zLjAvYnIvIj5DcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIExpY2Vuw6dhIDMuMCBVbnBvcnRlZDwvYT48L3NwYW4+PC9kZD4=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-06-07T13:53:32Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos do Planeta Terra |
title |
Movimentos do Planeta Terra |
spellingShingle |
Movimentos do Planeta Terra Silva, Creusa de Fátima Gomes da Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
title_short |
Movimentos do Planeta Terra |
title_full |
Movimentos do Planeta Terra |
title_fullStr |
Movimentos do Planeta Terra |
title_full_unstemmed |
Movimentos do Planeta Terra |
title_sort |
Movimentos do Planeta Terra |
author |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da |
author_facet |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da Silva, Gleice Francisca Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gleice Francisca Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da Silva, Gleice Francisca Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
topic |
Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
description |
A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017) |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-07T13:32:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-07T13:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
ISSN: 2357-8351 |
identifier_str_mv |
ISSN: 2357-8351 |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/3/Capa+Evento.png http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/2/license.txt http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/1/SERIA_84-88.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac8696970f11c138799dd36878822776 3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379 73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227561606971392 |