Movimentos do Planeta Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Gleice Francisca Pereira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026
Resumo: A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)
id UNIL_85c9e88d96cd18297fce8c943e234f2d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Silva, Creusa de Fátima Gomes daSilva, Gleice Francisca Pereira da2019-06-07T13:32:51Z2019-06-07T13:32:51Z2018-08ISSN: 2357-8351http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)Submitted by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2019-06-07T13:32:51Z No. of bitstreams: 1 SERIA_84-88.pdf: 79833 bytes, checksum: 73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T13:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERIA_84-88.pdf: 79833 bytes, checksum: 73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79 (MD5) Previous issue date: 2018-08porAtas do SERIAAstronomiaSistema solarMovimentos do Planeta Terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Evento.pngCapa Evento.pngimage/png372638http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/3/Capa+Evento.pngac8696970f11c138799dd36878822776MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8278http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/2/license.txt3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379MD52ORIGINALSERIA_84-88.pdfSERIA_84-88.pdftrabalho publicado em eventoapplication/pdf79833http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/1/SERIA_84-88.pdf73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79MD51123456789/50262019-06-07 10:53:32.631oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026PHA+VG9kb3Mgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBkZXNzYSBjb2xlw6fDo28gcG9kZW0gc2VyIGFjZXNzYWRvcywgcG9yw6ltLCBtYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBkb3MgYXV0b3JlcyBwZWxhIGNpdGHDp8OjbyBkYSBvcmlnZW0uPC9wPg0KPGRkPjxzcGFuIHN0eWxlPSJmb250LXNpemU6MTZweDsiPjxhIGhyZWY9Imh0dHBzOi8vY3JlYXRpdmVjb21tb25zLm9yZy9saWNlbnNlcy9ieS8zLjAvYnIvIj5DcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIExpY2Vuw6dhIDMuMCBVbnBvcnRlZDwvYT48L3NwYW4+PC9kZD4=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-06-07T13:53:32Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimentos do Planeta Terra
title Movimentos do Planeta Terra
spellingShingle Movimentos do Planeta Terra
Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
title_short Movimentos do Planeta Terra
title_full Movimentos do Planeta Terra
title_fullStr Movimentos do Planeta Terra
title_full_unstemmed Movimentos do Planeta Terra
title_sort Movimentos do Planeta Terra
author Silva, Creusa de Fátima Gomes da
author_facet Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Silva, Gleice Francisca Pereira da
author_role author
author2 Silva, Gleice Francisca Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Silva, Gleice Francisca Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
topic Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
description A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T13:32:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-07T13:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv ISSN: 2357-8351
identifier_str_mv ISSN: 2357-8351
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/3/Capa+Evento.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/2/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5026/1/SERIA_84-88.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac8696970f11c138799dd36878822776
3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379
73ac2b6ec08d8e0b06aef8f510da1f79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227561606971392