Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Leandro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora Cota
id UNIL_53e8a14090a31870b875067a956e0566
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2086
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicasHeteronormatividadeDireitos LGBTsTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora CotaNeste trabalho, analiso manuais didáticos de ensino de português e espanhol língua estrangeira, usados em escolas públicas na fronteira entre Puerto Iguazú (ARG) e Foz do Iguaçu (BRA) refletindo se são eles heteronormativos ou não. Nessa linha, reflito sobre o papel da instituição escolar na formação subjetiva de seus estudantes e defendo que seu funcionamento é por vezes segregador porque está ela própria alicerçada em valores sociais excludentes como o da heterossexualidade compulsória, a expressão cunhada pela filósofa Judith Butler e que explico no texto.In this work, I analyze teaching manuals of Portuguese and Spanish foreign language teaching, used in public schools on the border between Puerto Iguazú (ARG) and Foz do Iguaçu (BRA), reflecting whether they are heteronormative or not. Along these lines, I reflect on the role of the school institution in the subjective formation of its students and I argue that its functioning is sometimes segregating because it is itself based on exclusionary social values ​​such as compulsory heterosexuality, the expression coined by the philosopher Judith Butler and which I explain in the textCota, DéboraOliveira, Francisco Leandro de2017-08-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:02Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2086Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:02Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
title Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
spellingShingle Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
Oliveira, Francisco Leandro de
Heteronormatividade
Direitos LGBTs
title_short Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
title_full Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
title_fullStr Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
title_full_unstemmed Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
title_sort Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
author Oliveira, Francisco Leandro de
author_facet Oliveira, Francisco Leandro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cota, Débora
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Leandro de
dc.subject.por.fl_str_mv Heteronormatividade
Direitos LGBTs
topic Heteronormatividade
Direitos LGBTs
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora Cota
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086
identifier_str_mv Oliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285253676269568