Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora Cota |
id |
UNIL_53e8a14090a31870b875067a956e0566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2086 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicasHeteronormatividadeDireitos LGBTsTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora CotaNeste trabalho, analiso manuais didáticos de ensino de português e espanhol língua estrangeira, usados em escolas públicas na fronteira entre Puerto Iguazú (ARG) e Foz do Iguaçu (BRA) refletindo se são eles heteronormativos ou não. Nessa linha, reflito sobre o papel da instituição escolar na formação subjetiva de seus estudantes e defendo que seu funcionamento é por vezes segregador porque está ela própria alicerçada em valores sociais excludentes como o da heterossexualidade compulsória, a expressão cunhada pela filósofa Judith Butler e que explico no texto.In this work, I analyze teaching manuals of Portuguese and Spanish foreign language teaching, used in public schools on the border between Puerto Iguazú (ARG) and Foz do Iguaçu (BRA), reflecting whether they are heteronormative or not. Along these lines, I reflect on the role of the school institution in the subjective formation of its students and I argue that its functioning is sometimes segregating because it is itself based on exclusionary social values such as compulsory heterosexuality, the expression coined by the philosopher Judith Butler and which I explain in the textCota, DéboraOliveira, Francisco Leandro de2017-08-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:02Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2086Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:02Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
title |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
spellingShingle |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas Oliveira, Francisco Leandro de Heteronormatividade Direitos LGBTs |
title_short |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
title_full |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
title_fullStr |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
title_sort |
Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas |
author |
Oliveira, Francisco Leandro de |
author_facet |
Oliveira, Francisco Leandro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cota, Débora |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Leandro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heteronormatividade Direitos LGBTs |
topic |
Heteronormatividade Direitos LGBTs |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora Cota |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285253676269568 |