Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Welma Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da, Mafra, Rogério Luís Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10744
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022.
id FURG_4f0c57a4911e2a1d3309d7e56a19826d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10744
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básicaCuando la realidad muestra: experiencias de conformación corporal en la escuela básicaWhen reality shows: body conformation experiences at the basic schoolEscolaLGBTsHeteronormatividadeExclusãoEscuelaHeteronormatividadExclusiónSchoolHeteronormativityExclusionRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022.O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis, se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos revelam que a escola, quando conformada aos ideais heteronormativos, se apresenta como espaço de deslegitimação das alteridades, onde se fortalecem sentimentos de rejeição e práticas de exclusão social.Este artículo consiste en un estudio descriptivo e interpretativo de carácter cualitativo que reflexiona sobre las memorias de heteronormatización escolar. Para ello, se escuchó a cuatro activistas del Movimiento LGBT en Belém/PA, quienes, a través de entrevistas semiestructuradas, respondieron la siguiente pregunta: ¿Qué experiencias de heteronormatividad vivieron durante su proceso de escolar? Los datos obtenidos, categorizados y sometidos a análisis de contenido apuntan a un intenso impulso escolar hacia la conformación de los cuerpos al ideal heterosexual. En estos procesos, varios sujetos de la comunidad escolar se presentan a los estudiantes con el fin de garantizar la replicación social de la convergencia entre sexo biológico, identidad de género y orientación sexual. Tales apuntes revelan que la escuela, cuando se conforma con ideales heteronormativos, se presenta como un espacio de deslegitimación de la alteridad, donde se fortalecen sentimientos de rechazo y prácticas de exclusión social.This article consists of a descriptive and interpretative study of a qualitative nature that reflects on memories of school heteronormatization. To this end, four activists from the LGBT Movement in Belém/PA were heard, who, through semi-structured interviews, answered the following question: what experiences of heteronormativity were lived during your schooling process? The data obtained, categorized and submitted to content analysis pointed to an intense school drive towards the conformation of bodies to the heterosexual ideal. In these processes, several subjects from the school community, from ostensible interventions, introduce themselves to students in order to guarantee the social replication of the convergence between biological sex, gender identity and sexual orientation. Such notes reveal that the school, when conformed to heteronormative ideals, presents itself as a space for the delegitimization of otherness, where feelings of rejection and practices of social exclusion are strengthened.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-16T02:42:41Z2023-03-16T02:42:41Z2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAFRA, W. C. B.; ROCHA, G. O. R.; MAFRA, R. L. P. QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 330–354, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.12753. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12753. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1074410.14295/de.v10i1.12753porMafra, Welma Cristina BarbosaRocha, Genylton Odilon Rêgo daMafra, Rogério Luís Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-16T02:42:41Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10744Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-16T02:42:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
Cuando la realidad muestra: experiencias de conformación corporal en la escuela básica
When reality shows: body conformation experiences at the basic school
title Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
spellingShingle Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
Mafra, Welma Cristina Barbosa
Escola
LGBTs
Heteronormatividade
Exclusão
Escuela
Heteronormatividad
Exclusión
School
Heteronormativity
Exclusion
title_short Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
title_full Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
title_fullStr Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
title_full_unstemmed Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
title_sort Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
author Mafra, Welma Cristina Barbosa
author_facet Mafra, Welma Cristina Barbosa
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Mafra, Rogério Luís Pereira
author_role author
author2 Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Mafra, Rogério Luís Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Welma Cristina Barbosa
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Mafra, Rogério Luís Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
LGBTs
Heteronormatividade
Exclusão
Escuela
Heteronormatividad
Exclusión
School
Heteronormativity
Exclusion
topic Escola
LGBTs
Heteronormatividade
Exclusão
Escuela
Heteronormatividad
Exclusión
School
Heteronormativity
Exclusion
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05
2023-03-16T02:42:41Z
2023-03-16T02:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAFRA, W. C. B.; ROCHA, G. O. R.; MAFRA, R. L. P. QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 330–354, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.12753. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12753. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10744
10.14295/de.v10i1.12753
identifier_str_mv MAFRA, W. C. B.; ROCHA, G. O. R.; MAFRA, R. L. P. QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 330–354, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.12753. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12753. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i1.12753
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187229435035648