Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, André Vitor de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ASSIS, Wall, ANDRADE, Ligia K.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4616
Resumo: O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima. Partimos de uma metodologia baseada na perspectiva de ação e reflexão proposta por Paulo Freire e de um conhecimento produzido em rede por Maturana, com o objetivo de buscar, por meio das atividades de extensão na escola, favorecer a construção de uma prática reflexiva, crítica e ativa com relação ao meio ambiente e à construção significativa de conhecimento para a comunidade local. Observamos ainda de que modo a perspectiva da Ecocrítica favorece o diálogo interdisciplinar, intercultural e bilíngue a partir da relação entre os gêneros literários e as artes em geral e ainda às questões relacionadas ao meio ambiente, numa perspectica de criar novos percursos de sentido e reconfigurar o conhecimento sobre a vida na comunidade. Os resultados parciais obtidos demonstram um maior envolvimentos dos participantes no processo de ensino, sobretudo com relação às questões do meio ambiente e os fatores de agressão e depreciação dos recursos naturais acelerados pelo modo de vida da sociedade de consumo. Isto levou os participantes a se posicionarem como agentes e sujeitos de sua própria transformação, alterando as pautas do ensino ao promoverem vivências novas a partir da perspectiva do “Buen Vivir” ou “Bem Viver” e do Teko Porã, o que resultou numa vivência e entendimento das possibilidades de formas de comunhão com os seres humanos e os não humanos e o meio ambiente, numa melhoria para toda a comunidade.
id UNIL_540fc706f793c54d3523240ccf31f264
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4616
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"EcocríticaLiteraturaEscolaBuen VivirSIEPESEUNIExtensãoO presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima. Partimos de uma metodologia baseada na perspectiva de ação e reflexão proposta por Paulo Freire e de um conhecimento produzido em rede por Maturana, com o objetivo de buscar, por meio das atividades de extensão na escola, favorecer a construção de uma prática reflexiva, crítica e ativa com relação ao meio ambiente e à construção significativa de conhecimento para a comunidade local. Observamos ainda de que modo a perspectiva da Ecocrítica favorece o diálogo interdisciplinar, intercultural e bilíngue a partir da relação entre os gêneros literários e as artes em geral e ainda às questões relacionadas ao meio ambiente, numa perspectica de criar novos percursos de sentido e reconfigurar o conhecimento sobre a vida na comunidade. Os resultados parciais obtidos demonstram um maior envolvimentos dos participantes no processo de ensino, sobretudo com relação às questões do meio ambiente e os fatores de agressão e depreciação dos recursos naturais acelerados pelo modo de vida da sociedade de consumo. Isto levou os participantes a se posicionarem como agentes e sujeitos de sua própria transformação, alterando as pautas do ensino ao promoverem vivências novas a partir da perspectiva do “Buen Vivir” ou “Bem Viver” e do Teko Porã, o que resultou numa vivência e entendimento das possibilidades de formas de comunhão com os seres humanos e os não humanos e o meio ambiente, numa melhoria para toda a comunidade.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, André Vitor de LimaASSIS, WallANDRADE, Ligia K.M.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4616Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
title Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
spellingShingle Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
MARTINS, André Vitor de Lima
Ecocrítica
Literatura
Escola
Buen Vivir
SIEPE
SEUNI
Extensão
title_short Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
title_full Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
title_fullStr Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
title_full_unstemmed Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
title_sort Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"
author MARTINS, André Vitor de Lima
author_facet MARTINS, André Vitor de Lima
ASSIS, Wall
ANDRADE, Ligia K.M.
author_role author
author2 ASSIS, Wall
ANDRADE, Ligia K.M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, André Vitor de Lima
ASSIS, Wall
ANDRADE, Ligia K.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ecocrítica
Literatura
Escola
Buen Vivir
SIEPE
SEUNI
Extensão
topic Ecocrítica
Literatura
Escola
Buen Vivir
SIEPE
SEUNI
Extensão
description O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima. Partimos de uma metodologia baseada na perspectiva de ação e reflexão proposta por Paulo Freire e de um conhecimento produzido em rede por Maturana, com o objetivo de buscar, por meio das atividades de extensão na escola, favorecer a construção de uma prática reflexiva, crítica e ativa com relação ao meio ambiente e à construção significativa de conhecimento para a comunidade local. Observamos ainda de que modo a perspectiva da Ecocrítica favorece o diálogo interdisciplinar, intercultural e bilíngue a partir da relação entre os gêneros literários e as artes em geral e ainda às questões relacionadas ao meio ambiente, numa perspectica de criar novos percursos de sentido e reconfigurar o conhecimento sobre a vida na comunidade. Os resultados parciais obtidos demonstram um maior envolvimentos dos participantes no processo de ensino, sobretudo com relação às questões do meio ambiente e os fatores de agressão e depreciação dos recursos naturais acelerados pelo modo de vida da sociedade de consumo. Isto levou os participantes a se posicionarem como agentes e sujeitos de sua própria transformação, alterando as pautas do ensino ao promoverem vivências novas a partir da perspectiva do “Buen Vivir” ou “Bem Viver” e do Teko Porã, o que resultou numa vivência e entendimento das possibilidades de formas de comunhão com os seres humanos e os não humanos e o meio ambiente, numa melhoria para toda a comunidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4616
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285248034930688