A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Paula Schmidt
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_590b055d3e4a415e66329f3cb7e2bbb6
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6342
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor AlfabetizadorSaberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Como a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível que as suas linguagens sejam respeitadas e consideradas em correlato ao saber institucionalizado, pois, desde o início da escolaridade, os estudantes se deparam com práticas linguísticas que muitas vezes não correspondem à linguagem que fazem uso no dia a dia. Sendo assim, o presente estudo advém de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com vistas a verificar e a refletir sobre os saberes (sócio)linguísticos presentes na matriz curricular do curso de Pedagogia, da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu - Paraná, especialmente, aqueles que envolvem o escopo da Sociolinguística Educacional e como a sua ausência ou presença colaboram ou implicam na prática pedagógica do professor alfabetizador do ensino fundamental I, anos iniciais. Para tanto, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Linguística, a partir de leituras de Martelotta (2018), Orlandi (2009), Fiorin (2002) e Dias e Sturza (2017), com direcionamento para a Sociolinguística, com Calvet (2002) e Cezario e Votre (2018), seguindo dos estudos concernentes à Sociolinguística Educacional (MARTINS; VIEIRA; TAVARES, 2016; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2009; FARACO, 2008; CORREIA, 2017 e OLIVEIRA e CYRANKA, 2013). Tendo em vista que tanto as formações como as práticas pedagógicas dos docentes são norteadas por documentos basilares, fez-se, também, uma leitura preliminar da BNCC (2018) e da PPC/AMOP (2020). No que diz respeito ao viés metodológico, pautou-se em Lüdke e André (1986) e além do levantamento bibliográfico, realizou-se uma análise documental (PPP do curso, ementas das disciplinas selecionadas e os seus respectivos planos de ensino) e a aplicação de um questionário, composto de 17 perguntas, que foi respondido por 10 participantes graduandos e graduados em Pedagogia. Desse modo, acredita-se que o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino fundamental I, em que se trabalha com a alfabetização e o letramento, podem ser acrescidos pelas contribuições da Sociolinguística Educacional e por um maior aprofundamento dos saberes linguísticos presentes nas graduações em Pedagogia, haja vista que as pesquisas têm demonstrado que a pedagogia da variação linguística é significativa para o ensino, principalmente, o da LP, pois trabalha com fenômenos da língua em uso, com a relação entre língua e sociedade, assim como, com a sua aplicabilidade em sala de aula.OrientaçãoNunes, Ana Paula Schmidt2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6342Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
title A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
spellingShingle A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
Nunes, Ana Paula Schmidt
Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.
title_short A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
title_full A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
title_fullStr A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
title_full_unstemmed A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
title_sort A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
author Nunes, Ana Paula Schmidt
author_facet Nunes, Ana Paula Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Paula Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.
topic Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285238535880704