A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_590b055d3e4a415e66329f3cb7e2bbb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6342 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor AlfabetizadorSaberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Como a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível que as suas linguagens sejam respeitadas e consideradas em correlato ao saber institucionalizado, pois, desde o início da escolaridade, os estudantes se deparam com práticas linguísticas que muitas vezes não correspondem à linguagem que fazem uso no dia a dia. Sendo assim, o presente estudo advém de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com vistas a verificar e a refletir sobre os saberes (sócio)linguísticos presentes na matriz curricular do curso de Pedagogia, da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu - Paraná, especialmente, aqueles que envolvem o escopo da Sociolinguística Educacional e como a sua ausência ou presença colaboram ou implicam na prática pedagógica do professor alfabetizador do ensino fundamental I, anos iniciais. Para tanto, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Linguística, a partir de leituras de Martelotta (2018), Orlandi (2009), Fiorin (2002) e Dias e Sturza (2017), com direcionamento para a Sociolinguística, com Calvet (2002) e Cezario e Votre (2018), seguindo dos estudos concernentes à Sociolinguística Educacional (MARTINS; VIEIRA; TAVARES, 2016; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2009; FARACO, 2008; CORREIA, 2017 e OLIVEIRA e CYRANKA, 2013). Tendo em vista que tanto as formações como as práticas pedagógicas dos docentes são norteadas por documentos basilares, fez-se, também, uma leitura preliminar da BNCC (2018) e da PPC/AMOP (2020). No que diz respeito ao viés metodológico, pautou-se em Lüdke e André (1986) e além do levantamento bibliográfico, realizou-se uma análise documental (PPP do curso, ementas das disciplinas selecionadas e os seus respectivos planos de ensino) e a aplicação de um questionário, composto de 17 perguntas, que foi respondido por 10 participantes graduandos e graduados em Pedagogia. Desse modo, acredita-se que o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino fundamental I, em que se trabalha com a alfabetização e o letramento, podem ser acrescidos pelas contribuições da Sociolinguística Educacional e por um maior aprofundamento dos saberes linguísticos presentes nas graduações em Pedagogia, haja vista que as pesquisas têm demonstrado que a pedagogia da variação linguística é significativa para o ensino, principalmente, o da LP, pois trabalha com fenômenos da língua em uso, com a relação entre língua e sociedade, assim como, com a sua aplicabilidade em sala de aula.OrientaçãoNunes, Ana Paula Schmidt2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6342Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
title |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
spellingShingle |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador Nunes, Ana Paula Schmidt Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas. |
title_short |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
title_full |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
title_fullStr |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
title_full_unstemmed |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
title_sort |
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador |
author |
Nunes, Ana Paula Schmidt |
author_facet |
Nunes, Ana Paula Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Paula Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas. |
topic |
Saberes (sócio)linguísticos. Sociolinguística Educacional. Língua Portuguesa. Professor alfabetizador. Práticas pedagógicas variacionistas. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285238535880704 |