FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Raquel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Penso, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6896
Resumo: Trata-se de uma revisão sistemática sobre a formação docente e prática pedagógica de professores alfabetizadores correspondendo ao período de 2010 a 1017. Foram utilizadas como base de dados o Portal Capes e BVS. Inclui-se neste estudo oito artigos sendo seis localizados no Portal Capes e dois no Portal BVS. Seu objetivo foi fazer um levantamento das pesquisas sobre a formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores na intenção de conhecer os avanços e lacunas a serem preenchidas neste campo do conhecimento. Detectou-se uma tendência de perspectivas teóricas sócia histórica com prevalência na teoria da linguagem de Bakhtin e o reconhecimento da necessidade de incluir aspectos da subjetividade nas pesquisas e formação de alfabetizadores. No entanto, a implicação do professor alfabetizador com o estudante proveniente de contextos de adversidade revela um campo ainda não investigado, o que sinaliza a necessidade de pesquisas empíricas que tenham esta temática como objeto de estudo. 
id IFRN-3_d9e815c3e5df8bb625aa994036288f0f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6896
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISAFormação docenteAlfabetizaçãoPratica pedagógicaProfessor alfabetizador.Trata-se de uma revisão sistemática sobre a formação docente e prática pedagógica de professores alfabetizadores correspondendo ao período de 2010 a 1017. Foram utilizadas como base de dados o Portal Capes e BVS. Inclui-se neste estudo oito artigos sendo seis localizados no Portal Capes e dois no Portal BVS. Seu objetivo foi fazer um levantamento das pesquisas sobre a formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores na intenção de conhecer os avanços e lacunas a serem preenchidas neste campo do conhecimento. Detectou-se uma tendência de perspectivas teóricas sócia histórica com prevalência na teoria da linguagem de Bakhtin e o reconhecimento da necessidade de incluir aspectos da subjetividade nas pesquisas e formação de alfabetizadores. No entanto, a implicação do professor alfabetizador com o estudante proveniente de contextos de adversidade revela um campo ainda não investigado, o que sinaliza a necessidade de pesquisas empíricas que tenham esta temática como objeto de estudo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/689610.15628/holos.2019.6896HOLOS; v. 7 (2019); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6896/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sandra RaquelPenso, Maria Aparecida2022-05-01T19:18:00Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6896Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
title FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
spellingShingle FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
Almeida, Sandra Raquel
Formação docente
Alfabetização
Pratica pedagógica
Professor alfabetizador.
title_short FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
title_full FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
title_fullStr FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
title_sort FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA
author Almeida, Sandra Raquel
author_facet Almeida, Sandra Raquel
Penso, Maria Aparecida
author_role author
author2 Penso, Maria Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sandra Raquel
Penso, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Alfabetização
Pratica pedagógica
Professor alfabetizador.
topic Formação docente
Alfabetização
Pratica pedagógica
Professor alfabetizador.
description Trata-se de uma revisão sistemática sobre a formação docente e prática pedagógica de professores alfabetizadores correspondendo ao período de 2010 a 1017. Foram utilizadas como base de dados o Portal Capes e BVS. Inclui-se neste estudo oito artigos sendo seis localizados no Portal Capes e dois no Portal BVS. Seu objetivo foi fazer um levantamento das pesquisas sobre a formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores na intenção de conhecer os avanços e lacunas a serem preenchidas neste campo do conhecimento. Detectou-se uma tendência de perspectivas teóricas sócia histórica com prevalência na teoria da linguagem de Bakhtin e o reconhecimento da necessidade de incluir aspectos da subjetividade nas pesquisas e formação de alfabetizadores. No entanto, a implicação do professor alfabetizador com o estudante proveniente de contextos de adversidade revela um campo ainda não investigado, o que sinaliza a necessidade de pesquisas empíricas que tenham esta temática como objeto de estudo. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6896
10.15628/holos.2019.6896
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6896
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6896/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2019); 1-16
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624154021888