Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Daniela Aparecida Vendramini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carneiro, Maria Angélica Lauretti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.
id UFCG-2_c87787d9ad302996447c47909e9de05d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1779
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesaFormação docenteLíngua inglesaPibidProdução de significadosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-782317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779/1700© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanella, Daniela Aparecida Vendramini Carneiro, Maria Angélica Lauretti 2024-01-04T23:50:27Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1779Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:27Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
title Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
spellingShingle Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
Zanella, Daniela Aparecida Vendramini
Formação docente
Língua inglesa
Pibid
Produção de significados
title_short Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
title_full Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
title_fullStr Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
title_full_unstemmed Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
title_sort Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
author Zanella, Daniela Aparecida Vendramini
author_facet Zanella, Daniela Aparecida Vendramini
Carneiro, Maria Angélica Lauretti
author_role author
author2 Carneiro, Maria Angélica Lauretti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Daniela Aparecida Vendramini
Carneiro, Maria Angélica Lauretti
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Língua inglesa
Pibid
Produção de significados
topic Formação docente
Língua inglesa
Pibid
Produção de significados
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779/1700
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78
Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78
Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78
Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784935915520