Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso. |
id |
UFCG-2_c87787d9ad302996447c47909e9de05d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1779 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesaFormação docenteLíngua inglesaPibidProdução de significadosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-782317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779/1700© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanella, Daniela Aparecida Vendramini Carneiro, Maria Angélica Lauretti 2024-01-04T23:50:27Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1779Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:27Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
title |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
spellingShingle |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa Zanella, Daniela Aparecida Vendramini Formação docente Língua inglesa Pibid Produção de significados |
title_short |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
title_full |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
title_fullStr |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
title_sort |
Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa |
author |
Zanella, Daniela Aparecida Vendramini |
author_facet |
Zanella, Daniela Aparecida Vendramini Carneiro, Maria Angélica Lauretti |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Maria Angélica Lauretti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Daniela Aparecida Vendramini Carneiro, Maria Angélica Lauretti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Língua inglesa Pibid Produção de significados |
topic |
Formação docente Língua inglesa Pibid Produção de significados |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439 O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779/1700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78 Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78 Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78 Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 56-78 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784935915520 |