Princípios e prática da alteridade na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pâmela Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nassar, Noelma de Campos, Oliveira, Solange da Costa Lima, Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3162
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_5acef1be0e6af953a9e2366206bb2f5e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3162
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Princípios e prática da alteridade na educação infantilEducação infantilPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)PedagogiaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo de Estudos Pibid/Pedagogia, campus Jacarezinho. O tema alteridade possibilita pensar em uma educação infantil para além do cuidar, em um ambiente no qual os educadores infantis saibam respeitar e valorizar a cultura da infância. Tornou-se então fundamental na perspectiva da educação saber lidar com “o que é diferente”, assim, exigindo reflexões e um olhar diferenciado do docente sobre o universo infantil. A partir da perspectiva de alteridade, na qual os educadores infantis se coloquem como sujeitos responsáveis por manter essa relação de considerar o Outro, nesse caso, as crianças na faixa etária de zero a 5 anos, serão pensadas as atividades a serem desenvolvidas nas três escolas parceiras do PIBID, no município de JacarezinhoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Pâmela ReginaNassar, Noelma de CamposOliveira, Solange da Costa LimaRuckstadter, Vanessa Campos Marianoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3162Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios e prática da alteridade na educação infantil
title Princípios e prática da alteridade na educação infantil
spellingShingle Princípios e prática da alteridade na educação infantil
Fernandes, Pâmela Regina
Educação infantil
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Pedagogia
title_short Princípios e prática da alteridade na educação infantil
title_full Princípios e prática da alteridade na educação infantil
title_fullStr Princípios e prática da alteridade na educação infantil
title_full_unstemmed Princípios e prática da alteridade na educação infantil
title_sort Princípios e prática da alteridade na educação infantil
author Fernandes, Pâmela Regina
author_facet Fernandes, Pâmela Regina
Nassar, Noelma de Campos
Oliveira, Solange da Costa Lima
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
author_role author
author2 Nassar, Noelma de Campos
Oliveira, Solange da Costa Lima
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pâmela Regina
Nassar, Noelma de Campos
Oliveira, Solange da Costa Lima
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Pedagogia
topic Educação infantil
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Pedagogia
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3162
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285243843772416