A Inserção Internacional da Amazônia Oriental através dos Corredores de Exportação: Análise sobre a Estrada de Ferro de Carajás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7073 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração. |
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A Inserção Internacional da Amazônia Oriental através dos Corredores de Exportação: Análise sobre a Estrada de Ferro de CarajásAmazônia; Amazônia Oriental; Corredores de exportação; Mineração; Estrada de Ferro CarajásTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.A Amazônia, a partir do início do século XX, tem passado por um longo processo de inserção dentro do cenário internacional. Com o incentivo governamental, o desenvolvimento desse território tem crescido consideravelmente durante todos esses anos, entre as causas desse avanço pode-se citar o aumento da exportação de matéria-prima. A Amazônia oriental tem um local de destaque nesse âmbito devido ao fato de que, no que se refere à mineração, foi a parte mais valorizada. Essa valorização se tornou possível a partir da exportação através dos corredores de exportação presentes no oriente amazônico, responsáveis pela manutenção dos superávits na balança comercial brasileira no fim do século passado. O seguinte trabalho analisa um corredor de exportação primordial na exportação mineral devido ao seu contexto histórico, econômico e social: a Estrada de Ferro Carajás, que suporta o maior trem de cargas em operação no mundo, sendo responsável por grande parte da exportação de minério brasileira. Partindo de diferentes leituras também foram apresentados a relevância da Estrada de Ferro de Carajás para a economia nacional, e os impactos sociais e ambientais desse empreendimento.OrientaçãoFelix da Silva, Rebecca Allarayna2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:51:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7073Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:51:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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