Políticas linguísticas e gestão de línguas em aulas de Língua Espanhola Estrangeira em região de fronteira–Brasil/Paraguai/Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cibele Krause
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Feix, Silvane Deila
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2167
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
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spelling Políticas linguísticas e gestão de línguas em aulas de Língua Espanhola Estrangeira em região de fronteira–Brasil/Paraguai/ArgentinaPolíticas linguísticasGestão de línguas - Língua EspanholaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo, ainda em andamento, sobre política linguística na aula de Língua Espanhola como Língua Estrangeira, desenvolvido como projeto de mestrado em uma instituição pública do estado do Paraná. O recorte escolhido tem como opção a região de Foz do IguaçuPR, cuja cidade está localizada ao extremo oeste do PR, Brasil, sendo que esta possui uma grande miscigenação de grupos étnicos provenientes de diversas partes do mundo, destacandose entre eles a descendência/imigração de italianos, alemães e “hispânicos”, estes provenientes principalmente dos países que fazem fronteira com a cidade brasileira: Paraguai e Argentina. São objetivos desta pesquisa: levantar fontes bibliográficas acerca das políticas linguísticas e línguas de fronteira no estado do PR; observar quais são os avanços com relação ao tratamento da diversidade linguística, por meio da análise dos textos selecionados; investigar as práticas linguísticas que ocorrem, sobretudo, na aula de língua estrangeira e, com isso, analisar como a língua espanhola e portuguesa são gerenciadas na sala de aula. O contexto de ensino escolhido remetese à educação básica e o aporte teórico da pesquisa segue os estudos de Bourdieu (1989), Nussbaum (1991) MOORE (2009) e KrauseLemke (2010), pois entendese que estudar o processo de ensino/aprendizagem das línguas que circulam em regiões de fronteira parece ser imprescindível na atualidadeUNILA­-UNIOESTE2017-08-11T13:53:45Z2017-08-11T13:53:45Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2167porLemke, Cibele KrauseFeix, Silvane Deilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2167Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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