Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Sandra Madalena da Rocha
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1652
Resumo: Este trabalho desenvolve-se na área da Lingüística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. O propósito é o de examinar as provas de espanhol dos vestibulares de três Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2000, para depreender delas o tipo de conhecimento lingüístico exigido do candidato. Empregamos como base metodológica a avaliação formativa, com enfoque qualitativo na interpretação das informações e quantitativo na coleta e exposição dos dados, resultando em um quadro descritivo da realidade das provas examinadas. O estudo caracteriza-se como exploratório, sem levantamento de hipóteses. A falta de pesquisas sobre as provas de espanhol nos vestibulares, e de literatura específica sobre o assunto resultou na busca de uma base teórica que desse suporte a uma análise clara e ajustada ao objetivo. Teóricos clássicos como Saussure (1974), Bloom (1983) até autores contemporâneos como Ortega Olivares (1990), Orlandi (1987) e Wiggins e McThige (1998) constituíram o referencial teórico do trabalho. A análise das provas de espanhol foi organizada tendo em vista os conceitos de Orlandi sobre tipos de discurso, o de Wiggins e MacThige sobre os tipos de perguntas de compreensão e de Ortega Olivares sobre o conceito de gramática. Os resultados apontam para a presença dos discursos autoritário, lúdico e polêmico com a predominância desse último. As perguntas de unidade preponderam sobre as do tipo essencial e o conhecimento gramatical, em grande parte, ainda de base estruturalista indicam que uma nova postura deva ser adotada em relação à elaboração das provas de vestibular e à abordagem do conteúdo.
id URGS_bd85826c31b6d667ca3a910e0901e7fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1652
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fraga, Sandra Madalena da RochaConrado, Vera Lúcia do AmaralPaiva, Maria da Graça Gomes2007-06-06T17:16:32Z2001http://hdl.handle.net/10183/1652000305036Este trabalho desenvolve-se na área da Lingüística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. O propósito é o de examinar as provas de espanhol dos vestibulares de três Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2000, para depreender delas o tipo de conhecimento lingüístico exigido do candidato. Empregamos como base metodológica a avaliação formativa, com enfoque qualitativo na interpretação das informações e quantitativo na coleta e exposição dos dados, resultando em um quadro descritivo da realidade das provas examinadas. O estudo caracteriza-se como exploratório, sem levantamento de hipóteses. A falta de pesquisas sobre as provas de espanhol nos vestibulares, e de literatura específica sobre o assunto resultou na busca de uma base teórica que desse suporte a uma análise clara e ajustada ao objetivo. Teóricos clássicos como Saussure (1974), Bloom (1983) até autores contemporâneos como Ortega Olivares (1990), Orlandi (1987) e Wiggins e McThige (1998) constituíram o referencial teórico do trabalho. A análise das provas de espanhol foi organizada tendo em vista os conceitos de Orlandi sobre tipos de discurso, o de Wiggins e MacThige sobre os tipos de perguntas de compreensão e de Ortega Olivares sobre o conceito de gramática. Os resultados apontam para a presença dos discursos autoritário, lúdico e polêmico com a predominância desse último. As perguntas de unidade preponderam sobre as do tipo essencial e o conhecimento gramatical, em grande parte, ainda de base estruturalista indicam que uma nova postura deva ser adotada em relação à elaboração das provas de vestibular e à abordagem do conteúdo.application/pdfporLíngua espanholaLíngua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000305036.pdf000305036.pdfTexto completoapplication/pdf781223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/1/000305036.pdfd4177ca6e01937bd117a98562475b03eMD51TEXT000305036.pdf.txt000305036.pdf.txtExtracted Texttext/plain322564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/2/000305036.pdf.txtffe45ceb20b684ceda6cd58eb8909242MD52THUMBNAIL000305036.pdf.jpg000305036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/3/000305036.pdf.jpg96a5b2bddcec88df40b6b945d570bf12MD5310183/16522018-10-16 09:31:14.598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
title Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
spellingShingle Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
Fraga, Sandra Madalena da Rocha
Língua espanhola
title_short Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
title_full Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
title_fullStr Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
title_full_unstemmed Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
title_sort Língua estrangeira moderna no vestibular : que conhecimento lingüístico é exigido nas provas de língua espanhola?
author Fraga, Sandra Madalena da Rocha
author_facet Fraga, Sandra Madalena da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Sandra Madalena da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conrado, Vera Lúcia do Amaral
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Paiva, Maria da Graça Gomes
contributor_str_mv Conrado, Vera Lúcia do Amaral
Paiva, Maria da Graça Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
topic Língua espanhola
description Este trabalho desenvolve-se na área da Lingüística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. O propósito é o de examinar as provas de espanhol dos vestibulares de três Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2000, para depreender delas o tipo de conhecimento lingüístico exigido do candidato. Empregamos como base metodológica a avaliação formativa, com enfoque qualitativo na interpretação das informações e quantitativo na coleta e exposição dos dados, resultando em um quadro descritivo da realidade das provas examinadas. O estudo caracteriza-se como exploratório, sem levantamento de hipóteses. A falta de pesquisas sobre as provas de espanhol nos vestibulares, e de literatura específica sobre o assunto resultou na busca de uma base teórica que desse suporte a uma análise clara e ajustada ao objetivo. Teóricos clássicos como Saussure (1974), Bloom (1983) até autores contemporâneos como Ortega Olivares (1990), Orlandi (1987) e Wiggins e McThige (1998) constituíram o referencial teórico do trabalho. A análise das provas de espanhol foi organizada tendo em vista os conceitos de Orlandi sobre tipos de discurso, o de Wiggins e MacThige sobre os tipos de perguntas de compreensão e de Ortega Olivares sobre o conceito de gramática. Os resultados apontam para a presença dos discursos autoritário, lúdico e polêmico com a predominância desse último. As perguntas de unidade preponderam sobre as do tipo essencial e o conhecimento gramatical, em grande parte, ainda de base estruturalista indicam que uma nova postura deva ser adotada em relação à elaboração das provas de vestibular e à abordagem do conteúdo.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000305036
url http://hdl.handle.net/10183/1652
identifier_str_mv 000305036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/1/000305036.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/2/000305036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1652/3/000305036.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4177ca6e01937bd117a98562475b03e
ffe45ceb20b684ceda6cd58eb8909242
96a5b2bddcec88df40b6b945d570bf12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085005275168768