Ensinar a aprender história: teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMO, Kauê Aguillera do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Rogério Anderson da, COSTA SANCHES, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4567
Resumo: A presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores que atuam nos anos iniciais provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu. O curso totaliza 40 horas, e conta com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso têm a oportunidade de refletir sobre prática, ao mesmo tempo em que podem compartilhar suas experiências e debater propostas para melhoria de suas aulas. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorece trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta é o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.
id UNIL_634856e98f0f3711f3db4d0f40d2e457
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4567
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensinar a aprender história: teoria e práticaEducação HistóricaEnsino de históriaConsciência HistóricaSIEPESEUNIExtensãoA presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores que atuam nos anos iniciais provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu. O curso totaliza 40 horas, e conta com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso têm a oportunidade de refletir sobre prática, ao mesmo tempo em que podem compartilhar suas experiências e debater propostas para melhoria de suas aulas. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorece trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta é o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARMO, Kauê Aguillera doSILVA, Rogério Anderson daCOSTA SANCHES, Tiagoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:55Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4567Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:55Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a aprender história: teoria e prática
title Ensinar a aprender história: teoria e prática
spellingShingle Ensinar a aprender história: teoria e prática
CARMO, Kauê Aguillera do
Educação Histórica
Ensino de história
Consciência Histórica
SIEPE
SEUNI
Extensão
title_short Ensinar a aprender história: teoria e prática
title_full Ensinar a aprender história: teoria e prática
title_fullStr Ensinar a aprender história: teoria e prática
title_full_unstemmed Ensinar a aprender história: teoria e prática
title_sort Ensinar a aprender história: teoria e prática
author CARMO, Kauê Aguillera do
author_facet CARMO, Kauê Aguillera do
SILVA, Rogério Anderson da
COSTA SANCHES, Tiago
author_role author
author2 SILVA, Rogério Anderson da
COSTA SANCHES, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARMO, Kauê Aguillera do
SILVA, Rogério Anderson da
COSTA SANCHES, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica
Ensino de história
Consciência Histórica
SIEPE
SEUNI
Extensão
topic Educação Histórica
Ensino de história
Consciência Histórica
SIEPE
SEUNI
Extensão
description A presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores que atuam nos anos iniciais provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu. O curso totaliza 40 horas, e conta com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso têm a oportunidade de refletir sobre prática, ao mesmo tempo em que podem compartilhar suas experiências e debater propostas para melhoria de suas aulas. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorece trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta é o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4567
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285250479161344