Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inara Rodrigues dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Egewarth, Gerhard, Hideo Júnior, Oswaldo, Gimenez Ledesma, Jorge Javier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541
Resumo: A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa.
id UNIL_e1ff387a383ba282717c8c0e7decd471
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4541
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGORobótica BásicaExtensãoSEUNISIEPEA robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa.Proex/Unila2019-02-18T14:44:41Z2019-02-18T14:44:41Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541porSantos, Inara Rodrigues dosEgewarth, GerhardHideo Júnior, OswaldoGimenez Ledesma, Jorge Javierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:43Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4541Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:43Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
title Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
spellingShingle Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
Santos, Inara Rodrigues dos
Robótica Básica
Extensão
SEUNI
SIEPE
title_short Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
title_full Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
title_fullStr Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
title_full_unstemmed Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
title_sort Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
author Santos, Inara Rodrigues dos
author_facet Santos, Inara Rodrigues dos
Egewarth, Gerhard
Hideo Júnior, Oswaldo
Gimenez Ledesma, Jorge Javier
author_role author
author2 Egewarth, Gerhard
Hideo Júnior, Oswaldo
Gimenez Ledesma, Jorge Javier
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inara Rodrigues dos
Egewarth, Gerhard
Hideo Júnior, Oswaldo
Gimenez Ledesma, Jorge Javier
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Básica
Extensão
SEUNI
SIEPE
topic Robótica Básica
Extensão
SEUNI
SIEPE
description A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2019-02-18T14:44:41Z
2019-02-18T14:44:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161887316869120