Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541 |
Resumo: | A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa. |
id |
UNIL_e1ff387a383ba282717c8c0e7decd471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4541 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGORobótica BásicaExtensãoSEUNISIEPEA robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa.Proex/Unila2019-02-18T14:44:41Z2019-02-18T14:44:41Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541porSantos, Inara Rodrigues dosEgewarth, GerhardHideo Júnior, OswaldoGimenez Ledesma, Jorge Javierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:43Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4541Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:43Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
title |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
spellingShingle |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO Santos, Inara Rodrigues dos Robótica Básica Extensão SEUNI SIEPE |
title_short |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
title_full |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
title_fullStr |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
title_full_unstemmed |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
title_sort |
Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO |
author |
Santos, Inara Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Inara Rodrigues dos Egewarth, Gerhard Hideo Júnior, Oswaldo Gimenez Ledesma, Jorge Javier |
author_role |
author |
author2 |
Egewarth, Gerhard Hideo Júnior, Oswaldo Gimenez Ledesma, Jorge Javier |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Inara Rodrigues dos Egewarth, Gerhard Hideo Júnior, Oswaldo Gimenez Ledesma, Jorge Javier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Básica Extensão SEUNI SIEPE |
topic |
Robótica Básica Extensão SEUNI SIEPE |
description |
A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes que a mesma possa desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, e servir de base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades relacionadas a área de robótica e tecnologias são objetivos principais que baseiam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e realização de ações pedagógicas interligadas aos conteúdos escolares direcionados às crianças selecionadas, assim como, permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento, do ensino, a utilização da robótica pedagógica e também a integração entre universidade e comunidade externa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 2019-02-18T14:44:41Z 2019-02-18T14:44:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161887316869120 |