Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Jesus, Simone Emiliano de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_67faef80ca5bbf297141f0b8d213b5bc
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2427
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursivaDiálogosLetras - Português/EspanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Nossa comunicação tem por objetivo analisar discursos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças em formação, a partir dos resultados obtidos com a aplicação de um questionário aos graduandos em Letras: PortuguêsEspanhol, participantes do projeto de Iniciação à Docência O espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do ensino fundamental: uma nova perspectiva na formação docente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Acreditamos que, com esses discursos, é possível verificar que concepção de ensino fundamentaria seu trabalho com esse públicoalvo, observando que imagens de professor e de aluno se constroem a partir da análise de suas falas. Entendemos que, embora o corpus da pesquisa seja reduzido, uma vez que constituem a comunidade dialógica da pesquisa poucos voluntários, os dados obtidos nos permitem levantar reflexões importantes, visto que, baseandonos na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2003) sobre o enunciado concreto ser um elo na cadeia discursiva, podemos afirmar que o discurso dos graduandos traz a ressonância de outras vozes circulantes nesse ambiente de formação de professores de E/LE. Nossa proposta busca articular a linguagem com o universo laboral, numa aproximação entre os Estudos Discursivos (MAINGUENEAU, 2004) e a Ergologia (SCHWARTZ, 1997), de forma a promover a reflexão e a análise desse entorno e preparar professores de espanhol para crianças que possam vir a atuar de forma criativa e transformadora no âmbito da Educação BásicaUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Rodrigo da SilvaJesus, Simone Emiliano dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:38Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2427Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:38Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
title Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
spellingShingle Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
Campos, Rodrigo da Silva
Diálogos
Letras - Português/Espanhol
title_short Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
title_full Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
title_fullStr Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
title_full_unstemmed Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
title_sort Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
author Campos, Rodrigo da Silva
author_facet Campos, Rodrigo da Silva
Jesus, Simone Emiliano de
author_role author
author2 Jesus, Simone Emiliano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rodrigo da Silva
Jesus, Simone Emiliano de
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogos
Letras - Português/Espanhol
topic Diálogos
Letras - Português/Espanhol
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285251127181312