Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_67faef80ca5bbf297141f0b8d213b5bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2427 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursivaDiálogosLetras - Português/EspanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Nossa comunicação tem por objetivo analisar discursos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças em formação, a partir dos resultados obtidos com a aplicação de um questionário aos graduandos em Letras: PortuguêsEspanhol, participantes do projeto de Iniciação à Docência O espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do ensino fundamental: uma nova perspectiva na formação docente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Acreditamos que, com esses discursos, é possível verificar que concepção de ensino fundamentaria seu trabalho com esse públicoalvo, observando que imagens de professor e de aluno se constroem a partir da análise de suas falas. Entendemos que, embora o corpus da pesquisa seja reduzido, uma vez que constituem a comunidade dialógica da pesquisa poucos voluntários, os dados obtidos nos permitem levantar reflexões importantes, visto que, baseandonos na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2003) sobre o enunciado concreto ser um elo na cadeia discursiva, podemos afirmar que o discurso dos graduandos traz a ressonância de outras vozes circulantes nesse ambiente de formação de professores de E/LE. Nossa proposta busca articular a linguagem com o universo laboral, numa aproximação entre os Estudos Discursivos (MAINGUENEAU, 2004) e a Ergologia (SCHWARTZ, 1997), de forma a promover a reflexão e a análise desse entorno e preparar professores de espanhol para crianças que possam vir a atuar de forma criativa e transformadora no âmbito da Educação BásicaUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Rodrigo da SilvaJesus, Simone Emiliano dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:38Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2427Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:38Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
title |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
spellingShingle |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva Campos, Rodrigo da Silva Diálogos Letras - Português/Espanhol |
title_short |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
title_full |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
title_fullStr |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
title_sort |
Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva |
author |
Campos, Rodrigo da Silva |
author_facet |
Campos, Rodrigo da Silva Jesus, Simone Emiliano de |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Simone Emiliano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rodrigo da Silva Jesus, Simone Emiliano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogos Letras - Português/Espanhol |
topic |
Diálogos Letras - Português/Espanhol |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285251127181312 |