O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319 |
Resumo: | Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
id |
UNIL_68468604b4c17b15483021ac0438b19d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3319 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textualEducação - ensino de língua portuguesaEducação - hispano falantesEscrita acadêmicaAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLGuizzo, Antonio RediverSilva, Marcos Paulo da2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3319Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
title |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
spellingShingle |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual Silva, Marcos Paulo da Educação - ensino de língua portuguesa Educação - hispano falantes Escrita acadêmica |
title_short |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
title_full |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
title_fullStr |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
title_full_unstemmed |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
title_sort |
O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual |
author |
Silva, Marcos Paulo da |
author_facet |
Silva, Marcos Paulo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guizzo, Antonio Rediver |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Paulo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - ensino de língua portuguesa Educação - hispano falantes Escrita acadêmica |
topic |
Educação - ensino de língua portuguesa Educação - hispano falantes Escrita acadêmica |
description |
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68205-20-4 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319 |
identifier_str_mv |
978-85-68205-20-4 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285241317752832 |