O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Paulo da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319
Resumo: Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
id UNIL_68468604b4c17b15483021ac0438b19d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3319
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O gênero abstract: questões de compreensão e produção textualEducação - ensino de língua portuguesaEducação - hispano falantesEscrita acadêmicaAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLGuizzo, Antonio RediverSilva, Marcos Paulo da2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3319Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
title O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
spellingShingle O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
Silva, Marcos Paulo da
Educação - ensino de língua portuguesa
Educação - hispano falantes
Escrita acadêmica
title_short O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
title_full O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
title_fullStr O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
title_full_unstemmed O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
title_sort O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
author Silva, Marcos Paulo da
author_facet Silva, Marcos Paulo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guizzo, Antonio Rediver
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Paulo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino de língua portuguesa
Educação - hispano falantes
Escrita acadêmica
topic Educação - ensino de língua portuguesa
Educação - hispano falantes
Escrita acadêmica
description Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68205-20-4
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319
identifier_str_mv 978-85-68205-20-4
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285241317752832