A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1868
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Profa Dra Laura Janaina Dias Amato
id UNIL_727afc168649f32a2e900019ea528f88
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1868
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de PensarFanzinesAutonomiaDiscursoEducaçãoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Profa Dra Laura Janaina Dias AmatoEste estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.El siguiente estudio pretende contribuir con la práctica del profesor a partir del involucramiento del investigador y de los profesores con el hacer y con la investigación, construyendo conocimiento critico sobre la realidad social. Esta investigación fue realizada con profesoras de dos escuelas publicas de Foz de Iguazu, Paraná, por un periodo de tres meses el año 2015 y tiene por objetivo estudiar los reflejos del fanzine como medio, método y práctica social aplicado en sala de clases, como propuesta en la construcción de nuevas formas de pensar la/en la realidad. Esta disertación busca observar como el estudiante, al tener sus propios conocimientos y experiencias reconocidos en la sala de clases, se permite recombinar los contenidos propuestos por la profesora o profesor que, a su vez, también se reconocen a si mismos como seres en construcción, proponiéndose el intercambio y el diálogo. Con el fin de sumar al debate sobre nuevas formas de pensar el ambiente escolar, con el auxilio del Análisis Critico del Discurso y de otras investigaciones que apliquen los zines en sala de clases, este trabajo busca analizar el fanzine como práctica social capaz de promover la autonomía crítica entre los estudiantes y profesores.PR/BIUNILAAmato, Laura Janaina DiasAraújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de2017info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfAraújo, Yuri. A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar. 2017. 96 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos - IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1868Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
title A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
spellingShingle A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
Fanzines
Autonomia
Discurso
Educação
title_short A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
title_full A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
title_fullStr A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
title_full_unstemmed A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
title_sort A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar
author Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
author_facet Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
dc.subject.por.fl_str_mv Fanzines
Autonomia
Discurso
Educação
topic Fanzines
Autonomia
Discurso
Educação
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Profa Dra Laura Janaina Dias Amato
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, Yuri. A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar. 2017. 96 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos - IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1868
identifier_str_mv Araújo, Yuri. A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar. 2017. 96 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos - IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PR/BIUNILA
publisher.none.fl_str_mv PR/BIUNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285239318118400