Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4595 |
Resumo: | A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. Cada vez mais, observamos a inserção das tecnologias em nossas vidas e, com isso, é pertinente construir propostas de práticas pedagógicas que possam incorporar as tecnologias de modo eficaz no ensino de ciências. Dentre as novas abordagens metodológicas, surge a gamificação. Com ela é possível favorecer um ensino dinâmico capaz de ampliar espaços para a construção de aprendizagens que possam ser eficazes para os alunos, pois, pode contribuir com o pensamento crítico, pluralidade na forma de mobilizar conhecimentos perante a resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outros benefícios. Nesse viés construtivo, este trabalho se fundamenta. Ele visa propor a construção de uma Sequência Didática Gamificada (SDG) sobre temas relacionados às ciências para ser aplicada em turmas de EJA. |
id |
UNIL_74724eca7984378641271aaa74559e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4595 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
MEDINA, Lindolfo de Paula FernandesCLEOPHAS, Maria das Graças2019-02-19T12:11:15Z2019-02-19T12:11:15Z2018-11-30http://dspace.unila.edu.br/123456789/4595A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. Cada vez mais, observamos a inserção das tecnologias em nossas vidas e, com isso, é pertinente construir propostas de práticas pedagógicas que possam incorporar as tecnologias de modo eficaz no ensino de ciências. Dentre as novas abordagens metodológicas, surge a gamificação. Com ela é possível favorecer um ensino dinâmico capaz de ampliar espaços para a construção de aprendizagens que possam ser eficazes para os alunos, pois, pode contribuir com o pensamento crítico, pluralidade na forma de mobilizar conhecimentos perante a resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outros benefícios. Nesse viés construtivo, este trabalho se fundamenta. Ele visa propor a construção de uma Sequência Didática Gamificada (SDG) sobre temas relacionados às ciências para ser aplicada em turmas de EJA.Submitted by Roger Perciliano do Prado Dourado (roger.dourado@unila.edu.br) on 2019-02-19T12:11:15Z No. of bitstreams: 1 GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS - SIEPE - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS.pdf: 290052 bytes, checksum: 8148d9da9fb3b0175e34bf5e29d1c790 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-19T12:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS - SIEPE - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS.pdf: 290052 bytes, checksum: 8148d9da9fb3b0175e34bf5e29d1c790 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30porProex/UNILAEducaçãoJovensAdultosSIEPESEUNIExtensãoGamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAIL2018_11_30_ANAIS_SIEPE_capa.png2018_11_30_ANAIS_SIEPE_capa.pngimage/png282650http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/3/2018_11_30_ANAIS_SIEPE_capa.pngac01f05b40694b63a09d0c4c6926c1f4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8408http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/2/license.txtbbf28284e654a8755e95607ead466c3cMD52ORIGINALGAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS - SIEPE - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS.pdfGAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS - SIEPE - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS.pdfapplication/pdf290052http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/1/GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+FERRAMENTA+NO+ENSINO+DE+CIENCIAS+EM+TURMAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+PARA+JOVENS+E+ADULTOS+-+SIEPE+-+EDUCA%C3%87%C3%83O%2C+LETRAS+E+L%C3%8DNGUAS.pdf8148d9da9fb3b0175e34bf5e29d1c790MD51123456789/45952019-02-20 14:11:39.791oai:dspace.unila.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-02-20T17:11:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
title |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
spellingShingle |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes Educação Jovens Adultos SIEPE SEUNI Extensão |
title_short |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
title_full |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
title_fullStr |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
title_sort |
Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos |
author |
MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes |
author_facet |
MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes CLEOPHAS, Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
CLEOPHAS, Maria das Graças |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes CLEOPHAS, Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Jovens Adultos SIEPE SEUNI Extensão |
topic |
Educação Jovens Adultos SIEPE SEUNI Extensão |
description |
A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. Cada vez mais, observamos a inserção das tecnologias em nossas vidas e, com isso, é pertinente construir propostas de práticas pedagógicas que possam incorporar as tecnologias de modo eficaz no ensino de ciências. Dentre as novas abordagens metodológicas, surge a gamificação. Com ela é possível favorecer um ensino dinâmico capaz de ampliar espaços para a construção de aprendizagens que possam ser eficazes para os alunos, pois, pode contribuir com o pensamento crítico, pluralidade na forma de mobilizar conhecimentos perante a resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outros benefícios. Nesse viés construtivo, este trabalho se fundamenta. Ele visa propor a construção de uma Sequência Didática Gamificada (SDG) sobre temas relacionados às ciências para ser aplicada em turmas de EJA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-19T12:11:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-19T12:11:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4595 |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/3/2018_11_30_ANAIS_SIEPE_capa.png http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/2/license.txt http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4595/1/GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+FERRAMENTA+NO+ENSINO+DE+CIENCIAS+EM+TURMAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+PARA+JOVENS+E+ADULTOS+-+SIEPE+-+EDUCA%C3%87%C3%83O%2C+LETRAS+E+L%C3%8DNGUAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac01f05b40694b63a09d0c4c6926c1f4 bbf28284e654a8755e95607ead466c3c 8148d9da9fb3b0175e34bf5e29d1c790 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227559080951808 |