Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Jorge Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_79a054522489ac0fed113e53ceb32be2
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2282
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileirosEstudos culturaisEspanhol para brasileirosIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Tendo como ponto de partida a realização de um movimento de devolver historicidade ao termo cultura – estabelecendo a sua relação com a história –, realizo uma discussão, a partir de uma série de trabalhos teóricos sobre cultura produzidos no campo dos Estudos Culturais, da Sociologia e da Antropologia Cultural (BAUMAN, 2012; BHABHA, 2007; EAGLETON, 2011; HALL, 2001, MIGNOLO, 2003) mobilizandoos para o campo dos Estudos da Linguagem e, mais especificamente, o da reflexão sobre as práticas de ensino de línguas estrangeiras, em especial as de língua espanhola (E/LE), tomando esse termo como objeto de observação comumente naturalizado nessas práticas, (a modo de noção), para alçálo como objeto discursivo, a partir da perspectiva materialista da Análise do Discurso, linha de trabalho adotada por Pêcheux (1993; 2009) e Orlandi (1988, 1996, 2008). Para realizar esse trabalho é importante considerar como ocorre o tratamento de questões culturais, de maneira regular, nas práticas de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente as de E/LE (cf. SERRANI, 2005 e SOUZA JUNIOR, 2010). Esse gesto teórico, decorrente de uma pesquisa de doutorado recentemente finalizada, servirá de base para a apresentação de possíveis discussões de temas culturais, a partir de um corpus tomado da esfera literária (especificamente trechos das obras Los ríos profundos, de Arguedas e La tumba del relámpago, de Scorza), visando práticas de ensino/aprendizagem de língua espanhola para brasileiros. Dessa perspectiva, cabe discutir se a revisão da noção de cultura poderia instaurar novas séries de sentido que permitam interromper certas rotinas dominantes no funcionamento da memória discursiva que vinculam “a cultura”, enquanto noção, a certos saberes estabilizados e naturalizadosUNILA­-UNIOESTEUNILA2017-09-11T19:06:29Z2017-09-11T19:06:29Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282porSouza Junior, Jorge Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:08Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2282Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:08Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
title Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
spellingShingle Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
Souza Junior, Jorge Rodrigues de
Estudos culturais
Espanhol para brasileiros
title_short Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
title_full Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
title_fullStr Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
title_full_unstemmed Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
title_sort Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
author Souza Junior, Jorge Rodrigues de
author_facet Souza Junior, Jorge Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Jorge Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Espanhol para brasileiros
topic Estudos culturais
Espanhol para brasileiros
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2017-09-11T19:06:29Z
2017-09-11T19:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161898747396096