Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_79a054522489ac0fed113e53ceb32be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2282 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileirosEstudos culturaisEspanhol para brasileirosIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Tendo como ponto de partida a realização de um movimento de devolver historicidade ao termo cultura – estabelecendo a sua relação com a história –, realizo uma discussão, a partir de uma série de trabalhos teóricos sobre cultura produzidos no campo dos Estudos Culturais, da Sociologia e da Antropologia Cultural (BAUMAN, 2012; BHABHA, 2007; EAGLETON, 2011; HALL, 2001, MIGNOLO, 2003) mobilizandoos para o campo dos Estudos da Linguagem e, mais especificamente, o da reflexão sobre as práticas de ensino de línguas estrangeiras, em especial as de língua espanhola (E/LE), tomando esse termo como objeto de observação comumente naturalizado nessas práticas, (a modo de noção), para alçálo como objeto discursivo, a partir da perspectiva materialista da Análise do Discurso, linha de trabalho adotada por Pêcheux (1993; 2009) e Orlandi (1988, 1996, 2008). Para realizar esse trabalho é importante considerar como ocorre o tratamento de questões culturais, de maneira regular, nas práticas de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente as de E/LE (cf. SERRANI, 2005 e SOUZA JUNIOR, 2010). Esse gesto teórico, decorrente de uma pesquisa de doutorado recentemente finalizada, servirá de base para a apresentação de possíveis discussões de temas culturais, a partir de um corpus tomado da esfera literária (especificamente trechos das obras Los ríos profundos, de Arguedas e La tumba del relámpago, de Scorza), visando práticas de ensino/aprendizagem de língua espanhola para brasileiros. Dessa perspectiva, cabe discutir se a revisão da noção de cultura poderia instaurar novas séries de sentido que permitam interromper certas rotinas dominantes no funcionamento da memória discursiva que vinculam “a cultura”, enquanto noção, a certos saberes estabilizados e naturalizadosUNILA-UNIOESTEUNILA2017-09-11T19:06:29Z2017-09-11T19:06:29Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282porSouza Junior, Jorge Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:08Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2282Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:08Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
title |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
spellingShingle |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros Souza Junior, Jorge Rodrigues de Estudos culturais Espanhol para brasileiros |
title_short |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
title_full |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
title_fullStr |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
title_full_unstemmed |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
title_sort |
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros |
author |
Souza Junior, Jorge Rodrigues de |
author_facet |
Souza Junior, Jorge Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Junior, Jorge Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Espanhol para brasileiros |
topic |
Estudos culturais Espanhol para brasileiros |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2017-09-11T19:06:29Z 2017-09-11T19:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161898747396096 |