A presença da cultura espanhola nos manuais escolares do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Juliana Beatriz Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39579
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi realizado com o objetivo de compreender a forma como os manuais escolares do Ensino Secundário (10.º e 11.º) fazem referência à cultura espanhola. Deste modo, foram analisados os manuais Endirecto.es 1 e Endirecto.com 2. Inicialmente, foi apresentado o conceito de cultura e qual a sua ligação com o ensino das línguas estrangeiras (LE). Seguidamente, foi fundamental perceber como está previsto o ensino da cultura através da análise dos documentos reguladores do Ensino de Espanhol como LE, Aprendizagens Essenciais, QECRL e MCER. Posteriormente, foi apresentada uma definição de manual escolar, assim como as suas principais funções, tendo sido referenciada a presença da cultura nos mesmos. Para terminar, foi descrita a metodologia de trabalho acompanhada por uma breve apresentação dos manuais em estudo, estes foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Esta análise permitiu concluir que a cultura espanhola tem destaque nos manuais escolares, no entanto é incluída de uma forma implícita.
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