Eternizar-te humanização hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quoos, Camila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Talavera, Elias Júnior Cardozo, Fermino, Fabiana Aidar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4509
Resumo: A importância da integralidade do cuidado e da promoção de saúde no contexto da tríplice fronteira motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão Eternizar-te Humanização Hospitalar, iniciado em 2017, o qual de modo lúdico e interativo, usando a ferramenta do "clown", desenvolve ações em diferentes espaços de Foz do Iguaçu e região, incitando a reflexão do público sobre diversos temas. OBJETIVO: o projeto visa promover saúde na região da tríplice fronteira e ajudar os alunos no desenvolvimento de competências importantes para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como comunicação e cuidado integrado. METOLOGIA: são realizadas ações lúdicas e interativas que trazem temas relacionados à saúde de modo a incitar reflexões no público, para isso o "clown" é usado como ferramenta, os voluntários do projeto participam de aulas práticas e teóricas para se interarem do tema e desenvolverem as intervenções. RESULTADOS: as ações voltadas ao público infantil, realizada na Associação Fraternidade da Aliança (AFA), abordaram temas como lixo, meio ambiente e fatores desencadeantes de doenças, essas contaram com a participação ativa das crianças que se mostraram sempre curiosas e interessadas no temas apresentados. Outras ações foram realizadas em diferentes eventos de Foz do Iguaçu, todos tiveram boa aceitação do publico que se mostrou interessado e reflexivo. Os alunos participantes, ao discutirem os temas e promoverem as intervenções, puderam desenvolver diferentes habilidades de comunicação e se interarem de temas relevantes para a comunidade local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: ao incitar a reflexão sobre a promoção de saúde e desenvolvimento de hábitos saudáveis, especialmente em crianças, espera-se que mudanças ocorram de forma a diminuir agravos em saúde, tanto no quesito individual quanto social. Além disso, a preparação para realizar as ações ajuda o próprio aluno a adquirir competências e qualidades importantes para seu futuro como profissional de saúde.
id UNIL_7e261984f09734d1ae2db41a19944681
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4509
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Eternizar-te humanização hospitalarSaúdePromoção SaúdeArteMedicina PreventinaExtensãoSIEPESEUNIA importância da integralidade do cuidado e da promoção de saúde no contexto da tríplice fronteira motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão Eternizar-te Humanização Hospitalar, iniciado em 2017, o qual de modo lúdico e interativo, usando a ferramenta do "clown", desenvolve ações em diferentes espaços de Foz do Iguaçu e região, incitando a reflexão do público sobre diversos temas. OBJETIVO: o projeto visa promover saúde na região da tríplice fronteira e ajudar os alunos no desenvolvimento de competências importantes para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como comunicação e cuidado integrado. METOLOGIA: são realizadas ações lúdicas e interativas que trazem temas relacionados à saúde de modo a incitar reflexões no público, para isso o "clown" é usado como ferramenta, os voluntários do projeto participam de aulas práticas e teóricas para se interarem do tema e desenvolverem as intervenções. RESULTADOS: as ações voltadas ao público infantil, realizada na Associação Fraternidade da Aliança (AFA), abordaram temas como lixo, meio ambiente e fatores desencadeantes de doenças, essas contaram com a participação ativa das crianças que se mostraram sempre curiosas e interessadas no temas apresentados. Outras ações foram realizadas em diferentes eventos de Foz do Iguaçu, todos tiveram boa aceitação do publico que se mostrou interessado e reflexivo. Os alunos participantes, ao discutirem os temas e promoverem as intervenções, puderam desenvolver diferentes habilidades de comunicação e se interarem de temas relevantes para a comunidade local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: ao incitar a reflexão sobre a promoção de saúde e desenvolvimento de hábitos saudáveis, especialmente em crianças, espera-se que mudanças ocorram de forma a diminuir agravos em saúde, tanto no quesito individual quanto social. Além disso, a preparação para realizar as ações ajuda o próprio aluno a adquirir competências e qualidades importantes para seu futuro como profissional de saúde.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuoos, CamilaTalavera, Elias Júnior CardozoFermino, Fabiana Aidarreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4509Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eternizar-te humanização hospitalar
title Eternizar-te humanização hospitalar
spellingShingle Eternizar-te humanização hospitalar
Quoos, Camila
Saúde
Promoção Saúde
Arte
Medicina Preventina
Extensão
SIEPE
SEUNI
title_short Eternizar-te humanização hospitalar
title_full Eternizar-te humanização hospitalar
title_fullStr Eternizar-te humanização hospitalar
title_full_unstemmed Eternizar-te humanização hospitalar
title_sort Eternizar-te humanização hospitalar
author Quoos, Camila
author_facet Quoos, Camila
Talavera, Elias Júnior Cardozo
Fermino, Fabiana Aidar
author_role author
author2 Talavera, Elias Júnior Cardozo
Fermino, Fabiana Aidar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quoos, Camila
Talavera, Elias Júnior Cardozo
Fermino, Fabiana Aidar
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Promoção Saúde
Arte
Medicina Preventina
Extensão
SIEPE
SEUNI
topic Saúde
Promoção Saúde
Arte
Medicina Preventina
Extensão
SIEPE
SEUNI
description A importância da integralidade do cuidado e da promoção de saúde no contexto da tríplice fronteira motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão Eternizar-te Humanização Hospitalar, iniciado em 2017, o qual de modo lúdico e interativo, usando a ferramenta do "clown", desenvolve ações em diferentes espaços de Foz do Iguaçu e região, incitando a reflexão do público sobre diversos temas. OBJETIVO: o projeto visa promover saúde na região da tríplice fronteira e ajudar os alunos no desenvolvimento de competências importantes para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como comunicação e cuidado integrado. METOLOGIA: são realizadas ações lúdicas e interativas que trazem temas relacionados à saúde de modo a incitar reflexões no público, para isso o "clown" é usado como ferramenta, os voluntários do projeto participam de aulas práticas e teóricas para se interarem do tema e desenvolverem as intervenções. RESULTADOS: as ações voltadas ao público infantil, realizada na Associação Fraternidade da Aliança (AFA), abordaram temas como lixo, meio ambiente e fatores desencadeantes de doenças, essas contaram com a participação ativa das crianças que se mostraram sempre curiosas e interessadas no temas apresentados. Outras ações foram realizadas em diferentes eventos de Foz do Iguaçu, todos tiveram boa aceitação do publico que se mostrou interessado e reflexivo. Os alunos participantes, ao discutirem os temas e promoverem as intervenções, puderam desenvolver diferentes habilidades de comunicação e se interarem de temas relevantes para a comunidade local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: ao incitar a reflexão sobre a promoção de saúde e desenvolvimento de hábitos saudáveis, especialmente em crianças, espera-se que mudanças ocorram de forma a diminuir agravos em saúde, tanto no quesito individual quanto social. Além disso, a preparação para realizar as ações ajuda o próprio aluno a adquirir competências e qualidades importantes para seu futuro como profissional de saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4509
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237354135552