Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Laura Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_7ed804a139b229178a9af2873ede4321
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7059
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental IAvaliação de larga escalaEnsino de HistóriaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, de larga escala, aplicada trimestralmente em todos os componentes curriculares desde 2021, assim busca-se analisar a relação entre Prova Paraná e os desdobramentos do ensino de história no ensino fundamental I. A pesquisa busca responder as seguintes questões:As avaliações de larga escala, em específico a Prova Paraná, seria realmente uma forma de melhorar a qualidade do ensino? Ela contribui para tornar os alunos mais críticos, ou está a serviço da reprodução, classificação e competitividade entre os envolvidos? A pesquisa apresenta um resgate histórico sobre o surgimento das avaliações de larga escala, e apresenta a proposta do governo paranaense para a Prova Paraná, com a inclusão desta avaliação no trimestre no componente curricular de História, tomando como base o ano de 2022. Como resultado a pesquisa alerta para a interferência do Estado na metodologia do professor polivalente, indicando atividades e orientações para o ensino de história, com vista a melhoria nos resultados da Prova Paraná, contribuindo para a padronização curricular e retirada da autonomia docente. O referencial teórico está ancorado em de Cunha;Muller (2018), Savaris (2022), Pasini;Soligo (2022), Finoccio (2012), Nadai (1993) e Silva;Silva (2018).OrientaçãoMachado, Maria Laura Oliveira2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7059Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
title Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
spellingShingle Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
Machado, Maria Laura Oliveira
Avaliação de larga escala
Ensino de História
title_short Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
title_full Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
title_fullStr Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
title_sort Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
author Machado, Maria Laura Oliveira
author_facet Machado, Maria Laura Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Laura Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de larga escala
Ensino de História
topic Avaliação de larga escala
Ensino de História
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285260886278144