Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Maria de Fátima Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
id UNITAU_79c7b0f6060959a7a4c269da04165ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5676
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Sanches, Maria de Fátima GomesCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-Brauer, Karin Claudia NinUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T21:12:30Z2022-05-06T21:12:30Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa partiu da preocupação de que os alunos no final do curso em escolas regulares de Ensino Médio não dominam a Língua Inglesa. Assim, investigou e analisou a eficácia das práticas e estratégias docentes e dos métodos utilizados em relação à aquisição do inglês como segunda língua em um projeto específico que foi desenvolvido entre os anos de 2008 e 2014. O projeto Centro de Idiomas objetivou ensinar inglês como segunda língua com ênfase na comunicação oral e auditiva. Para atingir o objetivo proposto, este estudo fez uso da pesquisa de natureza qualitativa e exploratória por meio de entrevistas de história oral temática e questionários sobre as atividades. As entrevistas orais com os professores de inglês, e os questionários com os alunos e ex-alunos, puderam esclarecer sobre o real aproveitamento das práticas empregadas durante a execução de um projeto específico na Educação Básica. Para a implantação do Centro de Idiomas, foram feitas mudanças em relação às aulas de inglês na Educação Básica, iniciando no sexto ano do Ensino Fundamental I e seguindo até o terceiro ano do Ensino Médio. Para tanto, as aulas seguiram o padrão de conversação cem por cento na língua inglesa, com atividades dinâmicas e mais interativas, cujos resultados, avaliados por meio de testes específicos, trouxeram a real dimensão do conhecimento dos alunos, bem como o nível de proficiência do idioma. Para o registro do percurso das experiências vividas pelos professores, escolhemos desenvolver uma pesquisa com base no registro de Histórias de Vida Profissional. Além disso, foi utilizado um questionário junto aos alunos que participaram do processo formativo. Por meio dos dados apresentados nas narrativas dos professores e suas experiências, foi possível mensurar o aproveitamento da aprendizagem, detectar os pontos fracos e fortes e, pensar em novas estratégias para aperfeiçoar a prática docente e o aprendizado dos alunos. Para tanto, detectou-se a necessidade do método de trabalho envolvendo as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever, e sua eficácia para orientar as escolhas de futuros professores sem ignorar as diferentes habilidades e capacidades de cada aluno.Abstract: This investigation started from the concern that students ending regular course in high school do not dominate the English Language. In order that, this research investigated and analyzed the teaching practices effectiveness strategies and methods used in relation to the acquisition of English as a second language in a specific project developed from the years 2008 to 2014. The Centro de Idiomas project aimed to teach English as a second language with an emphasis on oral and auditory communication. In order to reach the proposed objective, this study made use of qualitative and exploratory research through thematic oral history interviews and questionnaires about the activities. Oral interviews with English teachers, and questionnaires with students and former students, were able to clarify the practices real use during the execution of a specific project in Basic Education. For the Language Center implementation, changes were made in relation to English classes in Basic Education, starting with the sixth year of Elementary School and continuing through the third year of High School. In order to do so, classes followed the one hundred percent conversation pattern in English, with dynamic and more interactive activities, whose results, evaluated through specific tests, brought the real dimension of students' knowledge, as well as the students language level of proficiency. In order to record experiences lived by the teachers during the course; it was chosen to develop a research based on the Professional Life Stories recording. Additionally, a questionnaire was used with students who participated in the training process. Through the data presented in the teachers' narratives and their experiences, it was possible to measure the use of learning, to detect weaknesses and strengths, and to think of new strategies to improve the teaching practice and the students' learning. In order to do so, the need for the work method involving the four skills was detected: listening, speaking, reading and writing, and its effectiveness in guiding the future teacher's choices without ignoring the different abilities and each student abilities.Made available in DSpace on 2022-05-06T21:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria de Fatima Gomes Sanches.pdf: 1683062 bytes, checksum: 8f010e1f3bcf014df02736773b9e3795 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (147 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática de ensinoLíngua inglesaEnsino médioHistória socialPráticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria de Fatima Gomes Sanches.pdfapplication/pdf1683062http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5676/1/Maria%20de%20Fatima%20Gomes%20Sanches.pdf8f010e1f3bcf014df02736773b9e3795MD5120.500.11874/56762022-05-19 15:26:19.308oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5676Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
title Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
spellingShingle Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
Sanches, Maria de Fátima Gomes
Prática de ensino
Língua inglesa
Ensino médio
História social
title_short Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
title_full Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
title_fullStr Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
title_sort Práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma para o Ensino Médio
author Sanches, Maria de Fátima Gomes
author_facet Sanches, Maria de Fátima Gomes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
Brauer, Karin Claudia Nin
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Maria de Fátima Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Língua inglesa
Ensino médio
História social
topic Prática de ensino
Língua inglesa
Ensino médio
História social
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T21:12:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T21:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (147 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5676/1/Maria%20de%20Fatima%20Gomes%20Sanches.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f010e1f3bcf014df02736773b9e3795
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394669637632