O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijo, Victor Hugo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo.
id CP2-1_5f18e628ef0e75ce1bd8c7db29fb0647
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3454
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de GeografiaEnsino de GeografiaLei 10.639/03Dia da Consciência NegraSequência Didática.Ensino de GeografiaGeografia EscolarO objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 85-992358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454/2362Rijo, Victor Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3454Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
title O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
spellingShingle O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
Rijo, Victor Hugo
Ensino de Geografia
Lei 10.639/03
Dia da Consciência Negra
Sequência Didática.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
title_short O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
title_full O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
title_fullStr O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
title_full_unstemmed O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
title_sort O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
author Rijo, Victor Hugo
author_facet Rijo, Victor Hugo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rijo, Victor Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Lei 10.639/03
Dia da Consciência Negra
Sequência Didática.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
topic Ensino de Geografia
Lei 10.639/03
Dia da Consciência Negra
Sequência Didática.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
description O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454/2362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 85-99
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i16
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177508409344