O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo. |
id |
CP2-1_5f18e628ef0e75ce1bd8c7db29fb0647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3454 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de GeografiaEnsino de GeografiaLei 10.639/03Dia da Consciência NegraSequência Didática.Ensino de GeografiaGeografia EscolarO objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 85-992358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454/2362Rijo, Victor Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3454Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
title |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
spellingShingle |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia Rijo, Victor Hugo Ensino de Geografia Lei 10.639/03 Dia da Consciência Negra Sequência Didática. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
title_short |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
title_full |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
title_fullStr |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
title_sort |
O Dia da Consciência Negra como possibilidade pedagógica no ensino de Geografia |
author |
Rijo, Victor Hugo |
author_facet |
Rijo, Victor Hugo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rijo, Victor Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Lei 10.639/03 Dia da Consciência Negra Sequência Didática. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
topic |
Ensino de Geografia Lei 10.639/03 Dia da Consciência Negra Sequência Didática. Ensino de Geografia Geografia Escolar |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência didática realizada na pesquisa “O Ensino de Geografia e a Lei 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica” que consiste na aplicação de uma sequência didática baseada no princípio da transversalidade, onde adotamos novos recortes espaço-temporais, utilizando o ensino de Geografia como meio para o ensino e não um fim em si. Aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio em uma escola da rede privada na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, a experiência aponta a potencialidade do Dia da Consciência Negra como campo temático para pautar questões raciais no ensino de geografia de modo a contribuir na luta contra o racismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3454/2362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 85-99 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i16 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177508409344 |