Movimentos do Planeta Terra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026 |
Resumo: | A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017) |
id |
UNIL_85c9e88d96cd18297fce8c943e234f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Movimentos do Planeta TerraAtas do SERIAAstronomiaSistema solarA atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)2018-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Creusa de Fátima Gomes daSilva, Gleice Francisca Pereira dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimentos do Planeta Terra |
title |
Movimentos do Planeta Terra |
spellingShingle |
Movimentos do Planeta Terra Silva, Creusa de Fátima Gomes da Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
title_short |
Movimentos do Planeta Terra |
title_full |
Movimentos do Planeta Terra |
title_fullStr |
Movimentos do Planeta Terra |
title_full_unstemmed |
Movimentos do Planeta Terra |
title_sort |
Movimentos do Planeta Terra |
author |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da |
author_facet |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da Silva, Gleice Francisca Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gleice Francisca Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Creusa de Fátima Gomes da Silva, Gleice Francisca Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
topic |
Atas do SERIA Astronomia Sistema solar |
description |
A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ISSN: 2357-8351 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026 |
identifier_str_mv |
ISSN: 2357-8351 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285251729063936 |