Movimentos do Planeta Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Gleice Francisca Pereira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026
Resumo: A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)
id UNIL_85c9e88d96cd18297fce8c943e234f2d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Movimentos do Planeta TerraAtas do SERIAAstronomiaSistema solarA atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)2018-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Creusa de Fátima Gomes daSilva, Gleice Francisca Pereira dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5026Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos do Planeta Terra
title Movimentos do Planeta Terra
spellingShingle Movimentos do Planeta Terra
Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
title_short Movimentos do Planeta Terra
title_full Movimentos do Planeta Terra
title_fullStr Movimentos do Planeta Terra
title_full_unstemmed Movimentos do Planeta Terra
title_sort Movimentos do Planeta Terra
author Silva, Creusa de Fátima Gomes da
author_facet Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Silva, Gleice Francisca Pereira da
author_role author
author2 Silva, Gleice Francisca Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Creusa de Fátima Gomes da
Silva, Gleice Francisca Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
topic Atas do SERIA
Astronomia
Sistema solar
description A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISSN: 2357-8351
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026
identifier_str_mv ISSN: 2357-8351
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285251729063936