Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiertel, Willian Jhonatan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1759
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências. Orientador: Prof. Flávio Rocha.
id UNIL_97923b81c56201fea7347edabef1f79d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1759
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensinoEnsinoGamificaçãoLúdicoInterdisciplinaridadeTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências. Orientador: Prof. Flávio Rocha.O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A metodologia é a revisão literária de artigos científicos e livros acadêmicos. O método é pesquisa teórica e exploratória. Como resultado desenvolveu-se uma solução pedagógica inter/multi disciplinar, percebeu-se elementos da psicologia que elevam ou declinam o interesse por atividade, bem como participar ou não participar na atividade, percebeu-se a relevância da gamificação, a valoração da inter/multi disciplinaridade, pontos positivos e negativos dos jogos e a falta de aparato tecnológico especializado referente a jogos educativos.The primary objective is analyze gamefication as solution on teaching. The secondary are understand gamification on teaching and demonstrate a game as pedagogical tool. Methodology is literary review of scientific articles and academic books. The method is theoretical and exploratory research. As result, a development of pedagogical solution between disciplines. Noticed psychological elements that increase or decrease the interest for activity, personal choice of do or do not the activity, relevance of gamefication, appreciation of interdisciplinarity or multidisciplinarity, positive and negative aspects of games and a lack of specialized teaching games.Rocha, FlávioWiertel, Willian Jhonatan2017-05-22T15:41:02Z2017-05-22T15:41:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWIERTEL, Willian Jhonatan. Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino. 2016. 76 p. Monografia de Especialização (urso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:40Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1759Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
title Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
spellingShingle Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
Wiertel, Willian Jhonatan
Ensino
Gamificação
Lúdico
Interdisciplinaridade
title_short Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
title_full Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
title_fullStr Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
title_full_unstemmed Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
title_sort Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
author Wiertel, Willian Jhonatan
author_facet Wiertel, Willian Jhonatan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Flávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiertel, Willian Jhonatan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Gamificação
Lúdico
Interdisciplinaridade
topic Ensino
Gamificação
Lúdico
Interdisciplinaridade
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências. Orientador: Prof. Flávio Rocha.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-22T15:41:02Z
2017-05-22T15:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WIERTEL, Willian Jhonatan. Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino. 2016. 76 p. Monografia de Especialização (urso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1759
identifier_str_mv WIERTEL, Willian Jhonatan. Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino. 2016. 76 p. Monografia de Especialização (urso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Matemática e Ciências) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161894608666624