Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gustavo Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_9b2aaf81c0838e0eab79831abf15fcdd
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7675
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israelpalestina; ensino de História; aprendizagem históricaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as concepções de Rüsen (2001) sobre a aprendizagem histórica. Para a aula, escolhemos o conteúdo sobre a disputa entre Israel e a Palestina. A aula histórica foi aplicada em uma escola do sul de Foz do Iguaçu, no Paraná, para uma turma do 1° ano A do Ensino Médio Técnico. A principal hipótese é que a metodologia da aula histórica contribui para o aprendizado histórico ao promover a pesquisa histórica entre os estudantes levando em consideração as carências de orientação temporal dos alunos. Iremos expor neste artigo a experiência da aula-histórica como metodologia para o aprendizado desse passado, além da compreensão de como a pesquisa histórica opera.Sanches, Tiago CostaLima, Gustavo Alves2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7675Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
title Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
spellingShingle Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
Lima, Gustavo Alves
palestina; ensino de História; aprendizagem histórica
title_short Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
title_full Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
title_fullStr Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
title_full_unstemmed Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
title_sort Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
author Lima, Gustavo Alves
author_facet Lima, Gustavo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Tiago Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gustavo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv palestina; ensino de História; aprendizagem histórica
topic palestina; ensino de História; aprendizagem histórica
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285236644249600