Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_9b2aaf81c0838e0eab79831abf15fcdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7675 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israelpalestina; ensino de História; aprendizagem históricaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as concepções de Rüsen (2001) sobre a aprendizagem histórica. Para a aula, escolhemos o conteúdo sobre a disputa entre Israel e a Palestina. A aula histórica foi aplicada em uma escola do sul de Foz do Iguaçu, no Paraná, para uma turma do 1° ano A do Ensino Médio Técnico. A principal hipótese é que a metodologia da aula histórica contribui para o aprendizado histórico ao promover a pesquisa histórica entre os estudantes levando em consideração as carências de orientação temporal dos alunos. Iremos expor neste artigo a experiência da aula-histórica como metodologia para o aprendizado desse passado, além da compreensão de como a pesquisa histórica opera.Sanches, Tiago CostaLima, Gustavo Alves2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7675Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
title |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
spellingShingle |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel Lima, Gustavo Alves palestina; ensino de História; aprendizagem histórica |
title_short |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
title_full |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
title_fullStr |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
title_full_unstemmed |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
title_sort |
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel |
author |
Lima, Gustavo Alves |
author_facet |
Lima, Gustavo Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Tiago Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gustavo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
palestina; ensino de História; aprendizagem histórica |
topic |
palestina; ensino de História; aprendizagem histórica |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285236644249600 |