Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Marcondes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_9c88f23c0ac6ae650f015dbb57f115bc
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4216
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagemHistóriaPós-ModernidadeCiberculturaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo, perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir. Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos trazUNESPAR-ParanaguáEven32018-11-12T14:31:56Z2018-11-12T14:31:56Z2017-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216porBarros, Patrícia Marcondes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:28Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4216Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
title Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
spellingShingle Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
Barros, Patrícia Marcondes de
História
Pós-Modernidade
Cibercultura
title_short Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
title_full Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
title_fullStr Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
title_sort Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
author Barros, Patrícia Marcondes de
author_facet Barros, Patrícia Marcondes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Marcondes de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Pós-Modernidade
Cibercultura
topic História
Pós-Modernidade
Cibercultura
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-15
2018-11-12T14:31:56Z
2018-11-12T14:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216
identifier_str_mv BARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161880695111680