Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_9c88f23c0ac6ae650f015dbb57f115bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4216 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagemHistóriaPós-ModernidadeCiberculturaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo, perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir. Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos trazUNESPAR-ParanaguáEven32018-11-12T14:31:56Z2018-11-12T14:31:56Z2017-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216porBarros, Patrícia Marcondes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:28Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4216Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
title |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
spellingShingle |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem Barros, Patrícia Marcondes de História Pós-Modernidade Cibercultura |
title_short |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
title_full |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
title_fullStr |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
title_sort |
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem |
author |
Barros, Patrícia Marcondes de |
author_facet |
Barros, Patrícia Marcondes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Patrícia Marcondes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Pós-Modernidade Cibercultura |
topic |
História Pós-Modernidade Cibercultura |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-15 2018-11-12T14:31:56Z 2018-11-12T14:31:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216 |
identifier_str_mv |
BARROS, Patrícia Marcondes de. JUVENTUDE CIBERNATIVA E AS NOVAS RELAÇÕES COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78050-JUVENTUDE-CIBERNATIVA-E-AS-NOVAS-RELACOES-COM-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM>. Acesso em: 12/11/2018 14:30 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161880695111680 |