Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_9c8b446a24704a12b26835a7c369ae07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2833 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimentalPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Meio ambienteAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual João Bettega, de Curitiba, consiste em aulas experimentais de física. Com materiais simples, do dia a dia desses alunos, foi abordada a importância da preservação do meio ambiente além de procurar unir o estudo teórico com o experimental, implementando a interação entre os estudantes e, assim, melhorando o desenvolvimento interpessoal da turma e promovendo a experiência para os futuros professores (bolsistas do PIBID). Os resultados indicaram que a utilização de experimentos no ensino de física é favorável para o melhor aproveitamento dos conteúdos abordados, o que sugere que isto possa ser aplicado às áreas onde possam-se utilizar de experimentações, em especial de forma dinâmicaUnila2017-10-27T19:55:11Z2017-10-27T19:55:11Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833porGaleski, Thomas Romano CavalettCardoso, Thiago JoséSouza, Paulo Nunes deBornholdt, Vinicius Gibran Gehleninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2833Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
title |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
spellingShingle |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental Galeski, Thomas Romano Cavalett Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Meio ambiente |
title_short |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
title_full |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
title_fullStr |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
title_full_unstemmed |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
title_sort |
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental |
author |
Galeski, Thomas Romano Cavalett |
author_facet |
Galeski, Thomas Romano Cavalett Cardoso, Thiago José Souza, Paulo Nunes de Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Thiago José Souza, Paulo Nunes de Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galeski, Thomas Romano Cavalett Cardoso, Thiago José Souza, Paulo Nunes de Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Meio ambiente |
topic |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Meio ambiente |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 2017-10-27T19:55:11Z 2017-10-27T19:55:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161888616054784 |