Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galeski, Thomas Romano Cavalett
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Thiago José, Souza, Paulo Nunes de, Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_9c8b446a24704a12b26835a7c369ae07
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2833
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimentalPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Meio ambienteAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual João Bettega, de Curitiba, consiste em aulas experimentais de física. Com materiais simples, do dia a dia desses alunos, foi abordada a importância da preservação do meio ambiente além de procurar unir o estudo teórico com o experimental, implementando a interação entre os estudantes e, assim, melhorando o desenvolvimento interpessoal da turma e promovendo a experiência para os futuros professores (bolsistas do PIBID). Os resultados indicaram que a utilização de experimentos no ensino de física é favorável para o melhor aproveitamento dos conteúdos abordados, o que sugere que isto possa ser aplicado às áreas onde possam-se utilizar de experimentações, em especial de forma dinâmicaUnila2017-10-27T19:55:11Z2017-10-27T19:55:11Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833porGaleski, Thomas Romano CavalettCardoso, Thiago JoséSouza, Paulo Nunes deBornholdt, Vinicius Gibran Gehleninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2833Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
title Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
spellingShingle Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
Galeski, Thomas Romano Cavalett
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Meio ambiente
title_short Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
title_full Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
title_fullStr Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
title_full_unstemmed Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
title_sort Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
author Galeski, Thomas Romano Cavalett
author_facet Galeski, Thomas Romano Cavalett
Cardoso, Thiago José
Souza, Paulo Nunes de
Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen
author_role author
author2 Cardoso, Thiago José
Souza, Paulo Nunes de
Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galeski, Thomas Romano Cavalett
Cardoso, Thiago José
Souza, Paulo Nunes de
Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Meio ambiente
topic Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Meio ambiente
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2017-10-27T19:55:11Z
2017-10-27T19:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161888616054784