A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polhasto, Sheyla de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2268
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Angela Barbara Tischner ; Coorientador: Ferenc Kiss
id UNIL_9d9994f89e69fa6b4e4a1ec10648cbc4
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2268
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A prática da Ecopedagogia e suas possibilidadesPlantas medicinaisEcopedagogiaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Angela Barbara Tischner ; Coorientador: Ferenc KissO presente trabalho, sendo parte do requisito para a conclusão do curso de especialização em educação ambiental, foi elaborado durante um processo de apredizagem e comprometimento com o meio ambiente. Foi pensado no tema plantas medicinais e aromáticas como proposta ecopedagógica, na escola e pela ação direta do professor na sala de aula na perspectiva de desenvolver uma consciência ecológica correta desde a infância nas pessoas. Desta maneira, para saber como a cultura e o nível de conhecimento sobre as plantas medicinais e aromáticas e o uso das mesmas têm sido consideradas por parte da comunidade escolar foi necessário: identificar o interesse por parte dos docentes no assunto, fazer um levantamento do conhecimento da comunidade, disponibilizar informações para o emprego correto das plantas medicinais. Sensibilizar os alunos em relação a importância da cultura que envolve as plantas medicinais e aromáticas, trazendo para o meio escolar a experiência de suas famílias. Durante o processo foi possível notar que a cultura do uso das plantas medicinais e aromáticas está presente em todas as pessoas envolvidas no projeto e que é do interesse de todos ampliar seu conhecimento sobre o mesmo. O tema gerador foi pensado como oportunidade para fortalecer a cultura do uso das plantas medicinais transformando essas informações numa ferramenta didática na escola como tema gerador para uma possibilidade de um espaço educador sustentávelThe present work, being part of the requirement for the completion of the specialization course in environmental education, was elaborated during a process of learning and commitment to the environment. It was thought of the theme of medicinal and aromatic plants as an ecopedagogic proposal, in school and by the direct action of the teacher in the classroom with the perspective of developing a correct ecological awareness from childhood on people. Thus, to know how the culture and level of knowledge about medicinal and aromatic plants and their use have been considered by the school community was necessary: to identify the interest on the part of the teachers in the subject, to make a knowledge survey Of the community, to provide information for the correct use of medicinal plants. Sensitize the students in relation to the importance of the culture that involves the medicinal and aromatic plants, bringing to the school the experience of their families. During the process it was possible to notice that the culture of the use of medicinal and aromatic plants is present in all the people involved in the project and that it is in everyone's interest to broaden their knowledge about it. The generative theme was thought as an opportunity to strengthen the culture of the use of medicinal plants, transforming this information into a didactic tool in the school as the generating theme for a possibility of a sustainable educator spaceTischner, Angela BarbaraKiss, FerencPolhasto, Sheyla de Souza2017-08-16T13:16:41Z2017-08-16T13:16:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPolhasto, Sheyla de Souza. A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades. 2017. 36 p. Monografia de especialização (Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Foz do Iguaçu, PR, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:56:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2268Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:56:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
title A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
spellingShingle A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
Polhasto, Sheyla de Souza
Plantas medicinais
Ecopedagogia
title_short A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
title_full A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
title_fullStr A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
title_full_unstemmed A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
title_sort A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
author Polhasto, Sheyla de Souza
author_facet Polhasto, Sheyla de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tischner, Angela Barbara
Kiss, Ferenc
dc.contributor.author.fl_str_mv Polhasto, Sheyla de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas medicinais
Ecopedagogia
topic Plantas medicinais
Ecopedagogia
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Angela Barbara Tischner ; Coorientador: Ferenc Kiss
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16T13:16:41Z
2017-08-16T13:16:41Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Polhasto, Sheyla de Souza. A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades. 2017. 36 p. Monografia de especialização (Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Foz do Iguaçu, PR, 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2268
identifier_str_mv Polhasto, Sheyla de Souza. A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades. 2017. 36 p. Monografia de especialização (Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Foz do Iguaçu, PR, 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161891020439552