O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_9e806af08a72efc6965167d0929d3444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2229 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivoEnsino de línguas estrangeirasInstituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho docente. Temos como objeto de investigação os discursos que circulam no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) sobre o ensino de língua estrangeira: os documentos institucionais que arquivaram o momento de debate para inclusão (ou não) do Espanhol na grade dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRJ (atas de reuniões do Conselho Superior do IFRJ e do Conselho Acadêmico de Ensino Técnico) e que regem o ensino dessas disciplinas (o Projeto Político Institucional, o Regimento Geral, o Regimento Interno, o fluxograma dos Cursos Técnicos Integrados) e a fala dos docentes dessas disciplinas sobre sua atividade. Nosso objetivo é identificar e problematizar o modo como se constrói e se sustenta discursivamente a condição diferenciada do Inglês e sobretudo do Espanhol frente às outras disciplinas do currículo dos Cursos Técnicos integrados ao Médio do IFRJ e como isso se reflete no trabalho do professor que leciona essas disciplinas. Ao desenvolver este estudo consideramos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU,1997, 2002), a proposta de análise ergológica de Schwartz (1998), as contribuições de Rocha et al. (2002) e as pesquisas de Sant’Anna; SouzaeSilva (2007) e Freitas (2010)UNILA-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Giselle da Mottareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2229Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
title |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
spellingShingle |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo Gil, Giselle da Motta Ensino de línguas estrangeiras Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ |
title_short |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
title_full |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
title_fullStr |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
title_full_unstemmed |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
title_sort |
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo |
author |
Gil, Giselle da Motta |
author_facet |
Gil, Giselle da Motta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Giselle da Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas estrangeiras Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ |
topic |
Ensino de línguas estrangeiras Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285248018153473 |