O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Giselle da Motta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_9e806af08a72efc6965167d0929d3444
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2229
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivoEnsino de línguas estrangeirasInstituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho docente. Temos como objeto de investigação os discursos que circulam no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) sobre o ensino de língua estrangeira: os documentos institucionais que arquivaram o momento de debate para inclusão (ou não) do Espanhol na grade dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRJ (atas de reuniões do Conselho Superior do IFRJ e do Conselho Acadêmico de Ensino Técnico) e que regem o ensino dessas disciplinas (o Projeto Político Institucional, o Regimento Geral, o Regimento Interno, o fluxograma dos Cursos Técnicos Integrados) e a fala dos docentes dessas disciplinas sobre sua atividade. Nosso objetivo é identificar e problematizar o modo como se constrói e se sustenta discursivamente a condição diferenciada do Inglês e sobretudo do Espanhol frente às outras disciplinas do currículo dos Cursos Técnicos integrados ao Médio do IFRJ e como isso se reflete no trabalho do professor que leciona essas disciplinas. Ao desenvolver este estudo consideramos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU,1997, 2002), a proposta de análise ergológica de Schwartz (1998), as contribuições de Rocha et al. (2002) e as pesquisas de Sant’Anna; SouzaeSilva (2007) e Freitas (2010)UNILA­-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Giselle da Mottareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2229Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
title O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
spellingShingle O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
Gil, Giselle da Motta
Ensino de línguas estrangeiras
Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
title_short O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
title_full O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
title_fullStr O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
title_full_unstemmed O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
title_sort O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
author Gil, Giselle da Motta
author_facet Gil, Giselle da Motta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Giselle da Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas estrangeiras
Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
topic Ensino de línguas estrangeiras
Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285248018153473