O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jessica Bianca dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7320
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
id UNIL_a46d66b52fb300736d34f43e6a830a11
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7320
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por ConteúdoMatemática inclusivaAlunos PcDEnsino médioRecursos didáticosTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.O lúdico nas aulas de matemática passa a ter o caráter de material de ensino quando se considera que atividades com jogos podem levar os alunos PcD a exercitar o raciocínio. Os estudos aqui realizados apontam para a necessidade do educador, conhecer os processos cognitivos da criança sobre a abstração do conhecimento, bem como organizar estratégias capazes de facilitar a apropriação do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar quais os recursos didáticos pedagógicos voltados a ludicidade já aplicados no ensino médio para alunos PcD na disciplina de matemática. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse TCC, foi a pesquisa bibliográfica cuja base são os livros, teses, artigos e outros documentos publicados que contribuem na investigação do problema proposto na pesquisa. O estudo apontou que para que aconteça a aprendizagem dos alunos PcD, no ensino médio, na disciplina de matemática. O professor deve propor atividades que estimulem os alunos a criar estratégias próprias de cálculo, a fazer estimativas, projeções suposições e conjeturas, interpretar dados, a elaborar um plano próprio para resolver o problema apresentado. Assim, através do lúdico e estimular a formação de conceitos o qual é um caminho seguro para esta apropriação de saber e construção do saber matemático.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Jessica Bianca dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:48:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7320Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:48:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
title O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
spellingShingle O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
Carvalho, Jessica Bianca dos Santos
Matemática inclusiva
Alunos PcD
Ensino médio
Recursos didáticos
title_short O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
title_full O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
title_fullStr O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
title_full_unstemmed O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
title_sort O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
author Carvalho, Jessica Bianca dos Santos
author_facet Carvalho, Jessica Bianca dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jessica Bianca dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática inclusiva
Alunos PcD
Ensino médio
Recursos didáticos
topic Matemática inclusiva
Alunos PcD
Ensino médio
Recursos didáticos
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7320
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285265550344192