Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Odair José Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429
Resumo: O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes
id UCS-5_0fa432bd612fc3efbbdb4b773b2035b6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2429
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeitosemiótica; cinema; comunicação; culturacorpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes.O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandesUniversidade de Caxias do Sul - UCSFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESPda Silva, Odair José Moreira2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429Conexão - Comunicação e Cultura; v. 12, n. 24 (2013): Comunicação, educação e tecnologias2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429/1565http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/404http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/405http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/406http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/407http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/408http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/409http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/410http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/411http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/412http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/413http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/414info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-14T23:29:02Zoai:vkali30.ucs.br:article/2429Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2014-05-14T23:29:02Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
title Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
spellingShingle Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
da Silva, Odair José Moreira
semiótica; cinema; comunicação; cultura
corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes.
title_short Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
title_full Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
title_fullStr Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
title_full_unstemmed Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
title_sort Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
author da Silva, Odair José Moreira
author_facet da Silva, Odair José Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Odair José Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica; cinema; comunicação; cultura
corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes.
topic semiótica; cinema; comunicação; cultura
corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes.
description O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429/1565
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/404
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/405
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/406
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/407
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/408
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/409
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/410
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/411
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/412
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/413
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 12, n. 24 (2013): Comunicação, educação e tecnologias
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248300064768