Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura. |
id |
UNIL_adbb1781589ec17f17fde5e474e2a4a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6534 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-PedagógicaHistória da MatemáticaEducação MatemáticaAtividade de LogaritmosBNCCTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.Este trabalho é parte de uma investigação realizada junto ao Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM) e tem como objetivo apresentar uma discussão sobre logaritmos levando em consideração seus aspectos histórico e pedagógico. Para tanto, foi realizada uma atividade de logaritmos, com cinco itens de exercícios sob uma perspectiva histórica e para compor a discussão utilizamos um conjunto de literaturas selecionadas referentes ao tema, bem como o uso da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC). Como parte dos resultados, temos que a resolução/discussão da atividade pode possibilitar uma compreensão mais clara e ampliada a respeito dos conceitos de logaritmos, por permitir fazer correlações entre conceitos e propriedades com progressões aritméticas (pa) e progressões geométricas (pg), que até então nos pareciam desconexos. Consideramos a história da matemática mais que um complemento ou motivador para as aulas matemática, trata-se de um potencial pedagógicos para o uso em sala de aula.OrientaçãoSantos, André Marques dos2022-04-12T18:09:44Z2022-04-12T18:09:44Z2022bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:48:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6534Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:48:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
title |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
spellingShingle |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica Santos, André Marques dos História da Matemática Educação Matemática Atividade de Logaritmos BNCC |
title_short |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
title_full |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
title_fullStr |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
title_sort |
Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica |
author |
Santos, André Marques dos |
author_facet |
Santos, André Marques dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, André Marques dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Educação Matemática Atividade de Logaritmos BNCC |
topic |
História da Matemática Educação Matemática Atividade de Logaritmos BNCC |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T18:09:44Z 2022-04-12T18:09:44Z 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelorThesis info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161904777756672 |