Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Marques dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
id UNIL_adbb1781589ec17f17fde5e474e2a4a0
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6534
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Logaritmos: uma Abordagem Histórico-PedagógicaHistória da MatemáticaEducação MatemáticaAtividade de LogaritmosBNCCTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.Este trabalho é parte de uma investigação realizada junto ao Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM) e tem como objetivo apresentar uma discussão sobre logaritmos levando em consideração seus aspectos histórico e pedagógico. Para tanto, foi realizada uma atividade de logaritmos, com cinco itens de exercícios sob uma perspectiva histórica e para compor a discussão utilizamos um conjunto de literaturas selecionadas referentes ao tema, bem como o uso da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC). Como parte dos resultados, temos que a resolução/discussão da atividade pode possibilitar uma compreensão mais clara e ampliada a respeito dos conceitos de logaritmos, por permitir fazer correlações entre conceitos e propriedades com progressões aritméticas (pa) e progressões geométricas (pg), que até então nos pareciam desconexos. Consideramos a história da matemática mais que um complemento ou motivador para as aulas matemática, trata-se de um potencial pedagógicos para o uso em sala de aula.OrientaçãoSantos, André Marques dos2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:48:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6534Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:48:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
title Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
spellingShingle Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
Santos, André Marques dos
História da Matemática
Educação Matemática
Atividade de Logaritmos
BNCC
title_short Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
title_full Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
title_fullStr Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
title_full_unstemmed Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
title_sort Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica
author Santos, André Marques dos
author_facet Santos, André Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Educação Matemática
Atividade de Logaritmos
BNCC
topic História da Matemática
Educação Matemática
Atividade de Logaritmos
BNCC
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285268147666944